Logo CNA

Sergipe

Sistema Faese/Senar leva conhecimento sobre inovações tecnológicas na Bovinocultura Leiteira à Expo Glória 2023
Sistema Faes Senar leva conhecimento a Expo Gloria foto ascom Senar 2

Resultados das ATeGs em Bovinocultura e Ovinocaprinocultura foram apresentados

25 de outubro 2023

Levando conhecimento e informação, o Sistema Faese/Senar esteve presente, no último sábado, 20, na feira de agronegócio do município de Nossa Senhora da Glória, a Expo Glória. Na ocasião, uma palestra com o tema “Inovações Tecnológicas na Bovinocultura Leiteira Sergipana” foi ministrada pelo produtor rural e engenheiro agrônomo, Diogo Machado, e os resultados da Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) em bovinocultura e Ovinocaprinocultura foram apresentados pelos assistentes técnicos Marcos Felipe, André Germano e Linamary Almeida.

Durante a palestra, que ocorreu no primeiro momento do evento, o engenheiro agrônomo Diogo Machado explicou como, através de simples implementações tecnológicas, o produtor pode aumentar a sua produtividade, reduzir mão de obra, monitorar rebanho, melhorar a qualidade do leite e o bem-estar animal.

“Essas tecnologias melhoram os processos e a mão de obra, isso é algo inevitável. Ele (o produtor) tem que acompanhar essas tecnologias e inserir, na medida do possível, dentro da sua fazenda. Seja na gestão, na criação de bezerras, na ordenha [… Enfim, todos os segmentos, todas as cadeias necessárias, dentro da sua fazenda, para gerir o seu negócio e ter sucesso”, afirma.

Filha de agricultor e aluna do curso técnico de Zootecnia do polo de Porto da Folha, Cíntia Machado, 30 anos, conta que os conhecimentos adquiridos, por meio da palestra promovida pelo Senar, poderá ser aplicado em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e destacou algumas das tecnologias que mais chamaram a sua atenção.

“Gostei bastante da técnica de silagem, da coleira que possibilita que, mesmo de longe, o produtor consiga monitorar o rebanho. Como também, da mamadeira coletiva, que economiza mão de obra e proporciona mais agilidade ao produtor. São investimentos que você faz agora e trarão resultados futuros”, ressalta.

A apresentação de resultados e a premiação dos produtores que mais se destacaram durante os dois anos da ATeG, aconteceu no segundo momento do evento. “A premiação desses produtores é uma forma de valorização pelo seu bom trabalho, dedicação e parceria entre a sua produção e a assistência técnica do Senar”, avalia o técnico de campo Marcos Felipe.

Érico de Souza Hora, produtor assistido pelo Senar, foi um dos premiados durante o evento e relatou quais os benefícios dado pela ATeG à sua produção. “Antes, eu trabalhava para os outros e, hoje, graças a Deus, com a ajuda do Senar e do André, eu consegui me superar na produção do leite. Sai de uma média de 18 litros por dia e, hoje, estou com uma média de 125, 130 litros por dia”, relata.

A ATeG

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar Sergipe (ATeG) já ajudou vários produtores rurais das mais diversas cadeias econômicas, através da orientação, ensino e auxílio nas tomadas de decisões.

“Atualmente, a gente tem bons resultados de produtores que conseguem melhorar a qualidade do leite, de fruticultores que conseguem alavancar a sua produção, até mesmo com a simples poda, uma adubação correta, que é uma orientação do técnico. Também na carcinicultura, temos a redução dos ciclos. Hoje, a gente consegue ter camarão de tamanhos comerciais em cerca de 60 dias ou, às vezes, até menos, dependendo do produtor. Então, a gente tem encontrado bastante resultados satisfatórios, hoje, na assistência técnica”, ressalta a coordenadora da ATeG, Taynã Matos.

Inscrições para ATeG

Produtores rurais, que tenham interesse em fazer parte da ATeG, podem se cadastrar até o dia 1º de dezembro. No total, estão sendo disponibilizadas 355 novas vagas para produtores da Avicultura, Agroindústria, Apicultura, Aquicultura, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte e Suinocultura, em todo o território sergipano. O cadastramento pode ser realizado por meio dos links, de acordo com a cadeia produtiva da propriedade e pré-requisitos descritos:

Avicultura: 500 aves

Agroindústria: Regularização da Agroindústria

Apicultura: 5 colmeias povoadas

Aquicultura: Produção mínima de 500kg/ciclo

Bovinocultura de leite: Produção mínima de 70L/dia

Bovinocultura de corte: 20 Animais adultos

Suinocultura: mínimo 6 matrizes ou (para ciclo completo e unidade produtora de leitão) e/ou acima de 20 suínos terminados/mês (para unidade produtora de terminados).

Matérias Relacionadas