Logo CNA

Sergipe

Sistema Faese/Senar lança Sala do Produtor Rural em municípios do interior de Sergipe
JDI 0024

Prefeituras têm até o dia 22 de junho para formalizarem a parceria.

17 de junho 2022
Prefeitos e secretários municipais aprovaram o projeto Foto: Jonatha Dionisio

Prefeitos, secretários de municípios sergipanos e presidentes de sindicatos rurais participaram do lançamento da Sala do Produtor Rural, no Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju. Uma ação do Sistema Faese/Senar para diminuir a distância entre o conhecimento e aquele que produz o alimento da população, levando capacitações do pequeno ao grande produtor.

O objetivo é que a sala do Produtor Rural se estabeleça em 10 municípios sergipanos, onde receberão assistência técnica, ações de promoção social, como o Senar Saúde e cursos de capacitação para aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade das empresas rurais, incentivando o produtor a tornar-se um empreendedor no campo. “O Senar implantará uma Sala do Produtor Rural em cada município e as ações vêm para mudar a vida do produtor rural”, explica o presidente do Sistema Faese/Senar Ivan Sobral.

Com a Sala do Produtor Rural, dois novos programas serão executados, o Senar + Jovem (voltado para adolescentes de 14 a 18 anos) e o Produzir mais Senar (uma capacitação continuada voltada aos pequenos produtores para aumentar a lucratividade). Antes do lançamento da Sala do Produtor Rural, o coordenador do Prodeter em Sergipe, Lenin Falcão ressaltou como a capacitação fortalece as cadeias produtivas para o desenvolvimento territorial durante uma breve apresentação. “Nos últimos dois anos foram realizados mais de 20 cursos em parceria com o Senar que contribuíram no desenvolvimento de produtores de leite, milho, queijo, citricultores e jovens que desejam operar com turismo rural.”, lembrou o coordenador.

O agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Davi Lobato foi homenageado por ser um grande mobilizador de cursos no sertão de Sergipe. Já foram mais de 200 produtores capacitados por meio da parceria.

Agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste Davi Lobato foi homenageado

O superintendente do Senar Sergipe, Denio Augusto Leite apresentou detalhes sobre a Sala do Produtor Rural aos prefeitos, secretários de agricultura, de saúde e de educação, já que as ações a serem realizadas nos municípios envolvem as pastas citadas. “O município deverá contratar um agente mobilizador, para mobilizar o público e acompanhar os eventos, para isso, ele precisar conhecer bem a demanda do município e região”, reforça o superintendente.
Como funciona

A sala do Produtor Rural contempla oito treinamentos de Formação Profissional Rural, dois de Promoção Social, um evento do Senar Saúde, com os serviços de exames preventivos para o homem e a mulher do campo, além de palestras educativas de prevenção.

O município também receberá uma turma do Senar Jovem (16 a 30 anos), outra do Senar + Jovem (14 a 18 anos), um grupo do Produzir + Senar (pequenos produtores) e uma turma do Senar English (inglês no campo); De acordo com os prazos divulgados no lançamento, as prefeituras deverão formalizar a parceria até o próximo dia 22 de junho e a indicação do agente mobilizador até o dia 30 de junho;


Parceria com a Seduc

Representantes da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe (Seduc) também compareceram ao evento, já que os jovens representam o futuro do agro e estão também nas escolas públicas. A parceria entre o Senar e a Seduc já existe e deve ser ainda mais fortalecida. A Diretora do Departamento de Educação Ana Lúcia Lima representou o Secretário de Estado da Educação e enfatizou a importância de ampliar os projetos de aprendizagem rural para estudantes mais jovens. “Uma iniciativa louvável do Senar, pois é essencial que os jovens conheçam e reconheçam as potencialidades da sua região e possam construir seus projetos de vida com possibilidades de investir no conhecimento técnico adquirido em sua comunidade.”, ressalta a diretora.
A capacitação sobre o agronegócio no interior de Sergipe, executada pelo Senar, promoverá mais oportunidades aos jovens e certamente estimulará a permanência dos estudantes em seu município, contribuindo para o desenvolvimento da região.

O prefeito de Carira, Diogo Machado participou do lançamento “A parceria com o Senar já existe e deve ser ainda mais fortalecida com a Sala do Produtor Rural. Com certeza teremos a Sala do Produtor Rural em Carira”, reforça.