Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar-SC retoma o Programa Saúde da Mulher
02

Primeiro evento deste ano ocorreu em Alfredo Wagner.

3 de junho 2022

Um dia especial todo dedicado aos cuidados com a saúde, autoestima e conhecimento. Assim foi o Programa Saúde da Mulher Rural, promovido recentemente no parque de exposições do município de Alfredo Wagner, na região serrana da Grande Florianópolis. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e contou com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do CRAS do município.

O evento reuniu cerca de 150 mulheres e marcou o primeiro encontro do programa no Estado após a pandemia. Na abertura, o presidente do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, Pedro Menezes , destacou a importância da iniciativa para incentivar as mulheres a adotarem medidas para cuidar da saúde, autoestima e para ter mais qualidade de vida.

Acompanhado pela primeira dama que auxiliou na organização do encontro, o prefeito Gilmar Sani realçou que a próxima edição será ainda mais grandiosa. “Teremos um espaço maior e queremos aumentar o número de participantes”, frisou ao reforçar que a Prefeitura está à disposição para a realização de eventos como o Saúde da Mulher.

A programação contou com palestras sobre saúde da mulher, saúde mental, odontológica, proteção à mulher vítima de violência e palestras motivacionais. O público também teve acesso a um espaço com atividades voltadas para autocuidado da mulher.

A supervisora do Senar/SC no planalto serrano, Stephanye Fanton, avaliou de forma positiva o programa e destacou que foi um dia de muita interatividade que iniciou às 8h30 com café da manhã e encerrou às 16h30 com lanche da tarde. “Foi gratificante perceber o envolvimento e o interesse das participantes nas atividades”.

PROGRAMA SAÚDE DA MULHER

O Programa Saúde da Mulher Rural é promovido em todas as regiões rurais catarinenses com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça que além de promover ações para fortalecer as atividades do campo, a entidade cria oportunidades de educação e prevenção para que os produtores e trabalhadores rurais tenham saúde e qualidade de vida. “Esse programa foca em ações com mulheres, mas também temos um destinado à saúde do homem. Estamos felizes por retornar às atividades presenciais e seguir com as atividades que auxiliem as famílias a adotar atitudes que favoreçam a saúde e qualidade de vida”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , confirma que o evento de Alfredo Wagner atingiu o objetivo de estimular a melhoria da autoestima e os cuidados com a saúde das mulheres do meio rural. “Todas se mostraram interessadas nas informações transmitidas nas palestras e se envolveram nas demais atividades. O objetivo agora é fortalecer ainda mais a atuação do programa em todo o Estado”.

Matérias Relacionadas