Logo CNA

Rio Grande do Norte

Sistema Faern/Senar apresenta balanço das ações em 2020 e perspectivas para 2021
Anuncios SITE 2020

18 de dezembro 2020

Em um ano atípico devido à pandemia de Covid-19 o Agro não parou e garantiu o alimento do campo à mesa. Durante todo o ano, o Sistema FAERN/SENAR não mediu esforços para concretizar em ações efetivas que garantiram qualificação profissional, assistência técnica, realização de projetos e trabalho dos produtores rurais.

Em 2020, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial e o AgroNordeste atenderam 2.143 produtores rurais em 10 cadeias produtivas levando informações técnicas para o progresso das propriedades rurais com o intuito também de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

O número de alunos por turma foi reduzido em atendimento às recomendações. Na área de Formação Profissional Rural, o SENAR-RN promoveu 127 treinamentos em 51 municípios e capacitou 1.354 produtores rurais nas atividades de agricultura, pecuária, agroindústria, aquicultura e atividades de apoio agrossilvipastoril. Já no setor de Promoção Social, 104 pessoas foram beneficiadas por ações voltadas à saúde, alimentação e nutrição, artesanato e apoio às comunidades rurais. Com aulas remotas e encontros presenciais, 177 alunos foram qualificados nos Cursos de Aprendizagem em Cana de Açúcar; Carcinicultura; Fruticultura; Supervisor Agrícola; Mecânica e Manutenção de Tratores Agrícolas e Auxiliar Administrativo e Financeiro. O Curso Técnico em Agronegócio registrou 105 estudantes inscritos em 5 turmas distribuídas em polos.

“Em 2021, a oferta de cursos será ampliada e vamos contar com o Polo da Faculdade CNA, em São Paulo do Potengi, que vai ofertar cursos de graduação. Conseguimos também trazer para o RN o curso Técnico em Fruticultura para duas cidades (Apodi e São Paulo do Potengi) ampliando as vagas e oportunizando qualificação de qualidade para inúmeras pessoas”, disse Vieira.

Segundo estimativas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio irá crescer 3% em 2021 (R$ 1,8 trilhão) e o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) 4,2%, superando RF$ 903 bilhões. “O agronegócio tem a grande virtude de se manter firme, mesmo em meio às dificuldades, com as que são impostas pela pandemia. O mais importante é que os produtores rurais sigam ativos, aproveitando as oportunidades que todas as crises apresentam para inovar, aumentar a eficiência do seu negócio, enfim melhorar o desempenho das suas atividades”, enfatizou Vieira, que ainda falou que a expectativa para 2021 é de “esperança para todos os produtores rurais do nosso estado, de que conseguiremos nos recuperar dessa pandemia”.

Matérias Relacionadas