Pará
Notícias
Sistema Faepa/Senar impulsiona moda marajoara
Foram capacitados 197 alunos em Soure, na Ilha de Marajó
Em Soure, no Arquipélago do Marajó, o Sistema Faepa/Senar, em parceria com o Senai, Sebrae e a Prefeitura de Soure, certificou 197 concluintes do Projeto Moda Marajó, nesta terça-feira, 18 de março. A iniciativa contou com cinco capacitações voltadas para a valorização da identidade cultural e o fortalecimento da economia criativa da região.
Ao todo, foram formados 36 alunos no curso de Costureiro Industrial do Vestuário, 43 em Alfaiataria em Camisaria Masculina, 55 em Técnicas de Bordado Marajoara, 43 em Modelista e 20 em Desenvolvimento de Coleção. As formações integram o Polo de Moda do Marajó e contam com o apoio do Núcleo Regional do Marajó.
Além da capacitação, os formandos receberão um importante incentivo para darem continuidade à produção: o governo do estado disponibilizará 60 máquinas de costura, contribuindo para a estruturação e fortalecimento do setor na região.
O projeto resgata e inova a tradição dos trajes do Vaqueiro Marajoara, incorporando suas formas, cores, texturas e bordados na criação de novos acessórios e peças de vestuário. Em depoimento, o Dr. Walter Cardoso, superintendente do Senar, destacou a relevância da ação: “A entrega dos certificados reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento regional, e a parceria com o Senai e o Sebrae tem sido essencial para oferecer uma capacitação transformadora que impulsiona a inovação na moda marajoara.”
Combinando qualificação profissional e incentivo à produção, a iniciativa abre novas oportunidades para empreendedores locais e fortalece a moda marajoara no mercado, promovendo desenvolvimento econômico e cultural no Marajó.