Logo CNA

Paraná

Sistema FAEP/SENAR-PR começa a levantar custos de produção em maio
Sem Titulo 1

Painéis para coleta de informações junto a avicultores e suinocultores serão realizados em diversos municípios. Veja o cronograma

12 de maio 2021

Por: Comunicação Social – Sistema FAEP/SENAR-PR

O Sistema FAEP/SENAR-PR já definiu o período em que serão realizadas as reuniões da primeira rodada do levantamento de informações para composição dos custos de produção da avicultura e da suinocultura do Paraná. Entre 20 e 28 de maio serão realizados painéis em diversas regiões produtoras do Estado, com objetivo de reunir dados dos produtores locais. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as reuniões serão feitas de maneira virtual, respeitando a necessidade de isolamento social. Este modelo remoto já foi adotado na rodada de novembro do ano passado.

A iniciativa é importante na medida em que a coleta e compilação desses dados permitem uma análise real destas atividades produtivas. Ao conhecer os números das cadeias de aves e suínos, o Sistema FAEP/SENAR-PR pode buscar políticas de produção mais acertadas e também identificar onde estão as demandas no que se refere à formação profissional rural. Além disso, como o levantamento é feito há muitos anos, permite verificar como os custos de produção se comportaram ao longo do tempo.

Cidades

Serão “visitados” oito municípios que concentram a produção de aves e suínos no Estado. Na avicultura, os painéis acontecem em Cascavel, Chopinzinho, Cianorte, Castro, Dois Vizinhos, Londrina, Toledo e Cambará. Para o levantamento das informações da suinocultura serão consultados produtores de Arapoti, Pato Branco e Toledo. Estas são as mesmas regiões da série histórica do levantamento.

“Na suinocultura, onde existem produtores independentes, vai ser possível visualizar o impacto do preço dos insumos. Na avicultura, onde o sistema que predomina é a integração, avaliamos outros itens como indicadores de produção, comportamento nas diferentes regiões e custos da energia elétrica e da mão de obra”, explica Mariana Assolari, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A metodologia utilizada no levantamento foi elaborada pelo mestre em economia rural Ademir Francisco Girotto, com base em um procedimento utilizado pela Embrapa. Amplamente aceitos e respeitados pelo setor, os números servem como importante ferramenta para negociação entre produtores e agroindústrias.

“Esperamos que os produtores participem ativamente destes levantamentos, comparecendo às reuniões virtuais e levando suas informações. Só assim conseguiremos traçar um perfil real dessas atividades no Paraná”, destaca Mariana.

O produtor que tiver interesse em contribuir com o levantamento de custos de produção precisa procurar o sindicato rural. Os levantamentos do custo de produção de aves e suínos do Sistema FAEP/SENAR-PR de anos anteriores estão disponíveis na seção Serviços no site www.sistemafaep.org.br .