ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Sistema FAEMG fortalece saúde no campo com novo programa especial

19 de novembro 2021
Por Senar

Depois do sucesso do Programa Saúde Itinerante, o bem-estar e qualidade de vida dos produtores e produtoras rurais ganham mais um reforço do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. É o novo programa especial Fortaleça Saúde, que visa atingir homens e mulheres a partir de 15 anos com informações sobre alcoolismo, tabagismo, violência doméstica e familiar e outros temas que estão cada vez mais presentes na vida das famílias.

Em um encontro virtual, 25 instrutores que atuam na Promoção Social foram capacitados para repassar o conteúdo do Fortaleça Saúde a partir de 2022. Segundo a gerente de  Formação Profissional e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Maria Rodrigues, "a rotina do produtor rural é muito intensa, com muito trabalho, pouco descanso, preocupações e grandes responsabilidades. O programa foi criado para ajudar o produtor a fazer uma pausa no seu dia, reavaliar hábitos e práticas que não são saudáveis e que podem afetar sua saúde física e emocional. Queremos fortalecer a família do campo, aumentando o bem-estar e qualidade de vida".

Saúde e Bem-estar do Homem

Michelle ainda explica que esses 25 instrutores também receberam uma atualização técnica e nivelamento de procedimentos sobre outro novo curso do Sistema FAEMG/SENAR/INAES – Saúde e Bem-estar do Homem. O  evento piloto foi feito em Turmalina  e as expectativas são as melhores possíveis.

“Esse curso é voltado exclusivamente para homens, com idade a partir de 16 anos. A iniciativa é uma resposta à observação de que o sexo masculino adoece e morre mais do que as mulheres. Daí a necessidade de ampliar os cuidados com a saúde do homem”, explica Michelle Camila de Paula, analista da Gerência de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema FAEMG.

O conteúdo do curso vai além dos alertas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, ressalta a analista. “As aulas reforçam a importância do acesso da população masculina a cuidados com saúde mental, doenças crônicas e doenças sexualmente transmissíveis, além de prevenção a fatores de risco”. 

Os dois treinamentos estarão amplamente disponíveis para os produtores rurais em 2022. Para participar, os interessados devem entrar em contato com os Sindicatos Rurais de seus municípios.