Logo CNA

Maranhão

Sistema Faema/Senar/Sindicatos e parceiros realizam III Encontro com produtores rurais de Santa Luzia e região
5b0ed47a f070 4b6f a827 e4dc87928b01

O evento reuniu produtores rurais filiados ao Sindicato, secretário estadual da Agricultura, presidentes de sindicatos rurais parceiros além de convidados em geral  

7 de dezembro 2023

Por: Leocândida Rocha

Fonte: Senar Maranhão

Um dia inteiro para trocar experiências e conhecimento sobre o trabalho no campo, assim foi o III Encontro dos Produtores Rurais de Santa Luzia que aconteceu no último dia 02 (sábado) na fazenda Santa Rosa, reunindo produtores e representantes de instituições que atuam no Agronegócio em Santa Luzia e outros municípios do Vale do Pindaré, como Bom Jardim e Santa Inês.

A celebração foi uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia, conduzido pelo presidente José Chaves Bezerra Filho, em parceria com o sistema Faema/Senar, por meio do presidente Raimundo Coelho que na oportunidade estava acompanhado pelo vice-presidente da Faema, Carlos Antônio Feitosa de Sá, do diretor José Hilton de Sousa, dos dirigentes sindicais de Esperantinópolis (Émerson Macêdo), Açailândia (Paulo Lira), Lago da Pedra (Raimundo Magno Pereira Moura), Santa Inês (Antônio Santiago) e Bacabal, Ramon Arrais. O secretário da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Sagrima), Diego Rolim, prestigiou a festividade com sua equipe de assessores.

Bovinocultura

A região se destaca pela produção no agronegócio, especialmente nas cadeias da bovinocultura e de leite, dentro dos programas Agronordeste II e Retorno Certo Fase II - e o trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que tem contribuído de forma significativa para os bons resultados alcançados nos últimos anos, conforme frisou o coordenador regional, Edvaldo Amorim.

"Santa Luzia tem forte contribuição na pecuária de corte e de leite e produtos variados da agricultura familiar. Esse trabalho pontual que fazemos com o apoio do sistema Faema/Senar e sindicatos tem sido um divisor de águas para o setor produtivo do estado, pois tem alavancado a economia dos municípios e fortalecido a produção rural como um todo", disse o veterinário.

Para a produtora rural, Elenice Dutra, do povoado Morada Nova do Abacaxi, zona rural de Santa Luzia, o encontro foi uma oportunidade para mostrar a produção de doces, bolos e compotas do sítio da família, que já tem boa aceitação no mercado e precisa ser expandida.

"É muito bom ter um espaço como esse para expor os produtos e nos aproximar dos compradores, o que aumenta a nossa perspectiva de crescimento. Precisamos dessa visibilidade", pontua Elenice.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Luzia, José Filho, enalteceu o trabalho realizado em parceria com o Senar e os resultados conquistados com cursos, capacitações e assistência técnica no campo.

"Só temos a agradecer pelo trabalho relevante que o Senar vem desenvolvendo junto aos produtores rurais luzienses. Os resultados são satisfatórios e tem motivado o homem do campo, que já entendeu que as parcerias e o conhecimento são necessários em todas as áreas”, ressaltou o presidente

Raimundo Coelho convidado especial da cerimônia, aproveitou para enaltecer o trabalho, visando fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura de corte, que tem contribuído diretamente para a melhoria de vida das famílias do campo.

"São eventos como esse que nos motivam a continuar trabalhando para o crescimento do agronegócio no nosso estado. Aqui temos produtores da agricultura familiar, criadores de gado, de suínos e aves, que têm recebido assistência técnica e o conhecimento tem transformado seus negócios”, afirmou a liderança do setor do agronegócio maranhense.

Raimundo Coelho concluiu dizendo que o Senar está sempre pronto para atender as demandas e oferecer soluções viáveis para os produtores. "As parcerias com os sindicatos e outras instituições que fomentam a produtividade no setor rural são sempre bem vindas, e o sistema Faema/Senar está disponível para estreitar esse elo e contribuir com os nossos produtores rurais que alavancam a economia do país”, enfatizou.

C7c8f118 9f05 4b17 b9f6 328045830cd3

Matérias Relacionadas