Logo CNA

Maranhão

Sistema Faema/Senar e Sebrae promovem evento sobre o ZEE na Expoimp com participação da CNA

19 de julho 2019

Por: Senar Maranhão

Uma semana de intensa movimentação marcou a 51ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), ocorrida entre os dias 06 e 14 de julho, no Parque Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. A Exposição trouxe como tema este ano, “Semear desenvolvimento é colher um futuro fértil”.

Considerada a feira agropecuária mais tradicional do sul do estado, a Expoimp contou com a participação efetiva de diversos parceiros, dentre eles destacaram-se o Governo do Estado, Sebrae e o sistema Faema/Senar que levou ao produtor rural, cursos de capacitação, palestras e a participação nas diversas atividades que envolvem o homem rural da região tocantina.

Uma das atividades em destaque das referidas instituições, foi a participação do assessor técnico da Comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Carlos Di Carli. A ação ocorreu durante a quarta tarde do evento, onde, com intensa movimentação, foi ministrada por ele, a palestra, “A importância do ZEE para o Desenvolvimento Agropecuário”.

Antes, porém, houve a cerimônia de abertura da programação, com a participação do Secretário de Estado de Programas Estratégicos Luís Fernando Silva (que representou o governador Flávio Dino), do Vice Presidente da CNA Mário Borba, do Presidente do Sistema Faema/Senar Raimundo Coelho, do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural), Armelindo Ferrari e de outras autoridades presentes.

Também houve na ocasião, apresentação do relatório preliminar do ZEE pelo Professor Luís Jorge Dias, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Coordenador do ZEE. Por último, estabeleceu-se o debate sobre o conteúdo do relatório, conduzido pelo professor e assessor técnico da Faema/Senar, César Viana.

Produtores rurais, empresários, técnicos e convidados de diversos municípios da região, e ainda, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Açailândia (Paulo Lira), de Bacabal (Ramon Arraes) e de Zé Doca (Leonilson Serrão)- estiveram presentes no evento que reuniu cerca de trezentas pessoas.

Setor rural

Após a solenidade, representantes do agronegócio maranhense e nacional, capitaneados por Armelindo Ferrari do Sinrural, Mário Borba da CNA, Raimundo Coelho da Faema e Ivaldeci Mendonça da Ascem, reuniram-se para discutir as próximas ações que devem favorecer o setor rural do Estado.

“Muito importante, a abertura feita pela Faema, CNA e também pelo Sinrural e seu o presidente, Armelindo Ferrari e mais diversas outras autoridades, discutindo problemas do setor agropecuário do Maranhão e de todo o Brasil. E a nossa presença foi muito importante para que as pessoas tenham conhecimento daquilo que a CNA está realizando e a atuação do Senar aqui no estado, contribuindo para o fortalecimento do setor agropecuário”, destacou Mário Borba, exaltando a organização da exposição agropecuária maranhense.

Raimundo Coelho, falou do trabalho do sistema Faema/Senar e CNA, em uma das maiores Exposições Agropecuárias do Estado, e a programação que atendeu diretamente os produtores rurais com informações e conhecimentos para melhorar o padrão exploratório da atividade agrossilvipastoril.

“Estamos participando da Expoimp com dois eventos muito importantes para o Maranhão: O primeiro deles é a discussão sobre o Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE), onde, na oportunidade, foi apresentado o relatório preliminar com grande aceitação pelo público presente. E, também, a assinatura pelo Sebrae e Senar do Termo de Parceria para o desenvolvimento do programa Negócio Certo Rural (NCR) Ciclo II, que será executado dentro de pouco tempo pelo Senar, nas diversas regiões do Maranhão”, disse Coelho.

IMG 3853

Matérias Relacionadas