Logo CNA

“Sistema FAEG ao Seu Lado” reúne 38 municípios para planejar agropecuária goiana
Lado faeg

23 de setembro 2021
Por CNA

Para comemorar os 70 anos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás ao lado de quem produz e faz de Goiás uma referência mundial na produção de alimentos, o Sistema Faeg [que hoje reúne a Federação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária (Ifag) e 122 Sindicatos Rurais) promove a segunda edição do “ Encontro Sistema FAEG ao Seu lado”. Desta vez, o Encontro será realizado nesta sexta-feira, dia 24 de setembro de 2021, a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Agropecuárias do Sindicato Rural de Morrinhos (Rua Adelino Ribeiro da Silva, Qd S Lt 1 - Morro da Saudade) . Morrinhos é um dos principais municípios produtores de leite de Goiás (média: 60 milhões de litros por ano – IBGE), além de destaque na produção agrícola e área irrigada.

Lideranças reunidas - o Encontro é uma iniciativa criada pelo presidente do Sistema Faeg e deputado federal Zé Mário Schreiner, visando planejar uma ampla pauta de temas essenciais para o crescimento sustentável da agropecuária goiana. Já confirmaram participação: o Secretário Estadual de Agricultura - Tiago Mendonça e o presidente da Goinfra – Pedro Salles, além de representantes da Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), Comando do Batalhão Rural e da Delegacia de Crimes Rurais da Policia Civil, produtores rurais, dirigentes de sindicatos rurais, lideranças regionais, técnicos e agentes que atuam em 38 municípios da região sul.

A Programação conta com reuniões temáticas e será encerrada com uma grande plenária, onde os participantes farão o planejamento coletivo de estratégias assertivas para o futuro do setor que alimenta o país e sustenta a economia brasileira.

Soluções digitais – durante o Encontro, o Sistema Faeg e seus parceiros apresentarão soluções digitais (aplicativos) criados no Campo Lab, hub de inovação do Sistema Faeg Senar que solucionam desafios reais vivenciados no dia-a-dia da zona rural. Entre os produtos estão: os aplicativos – Apporteira, Assistente Virtual, Faeg Seguros, IRancho, Leite Bem, Pese Bem e Talentos do Campo. Ainda durante a ação, o Senar Goiás vai promover o lançamento da realidade virtual em operação em colheitadeira automotriz de soja e milho.

Programação

08h30

Reuniões Técnicas

  • 1 Diretoria da Faeg e Dirigentes Sindicais

  • 2 Comissão de Leite da Faeg

3 Comissão de Corte da Faeg

4 Comissão de Grãos e Irrigantes da Faeg

5 Encontro de Produtores Assistidos do Programa Senar Mais (pecuária de corte, pecuária leiteira, piscicultura e horticultura)

6 Mobilizadores

7 Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) com Prefeitos, Emater, Agrodefesa e Conab.

8 Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) com Coordenadores Regionais

11h

Plenária Geral – Sistema Faeg ao Seu Lado

Apresentação de Soluções Digitais criadas no Campo Lab (Aplicativos voltados

Raio X da Produção Agropecuária de Morrinhos no Estado

Fonte: Ifag, com dados do IBGE

  • Produção Leiteira: 60 milhões de litros por ano (11º colocado)

Dados 2019/IBGE

  • Feijão - 6.600 toneladas (17º colocado)

  • Milho - 37.000 toneladas (48º colocação)

  • Soja - 105.600 toneladas (29º colocação)

Informações 2017

  • Propriedades rurais: 2.168 estabelecimentos agropecuários.

  • Área dos estabelecimentos agropecuários – 267.684 hectares.

  • Lavouras – 55.778 hectares.

  • Pastagens – 154.874 hectares.

  • Matas ou florestas – 49.232 hectares.  

Dados 2021/ Agência Nacional de Águas

  • 7º em área irrigada - Área Irrigada - 17.625 hectares

  • Representa 31,6% da área da produção de lavoura