Logo CNA

Santa Catarina

Sistema Faesc/Senar-SC apoia 5º Congresso Nacional de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Evento aconteceu nesta semana

21 de outubro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri , participou nesta semana da abertura do 5º Congresso Nacional de Medicina Veterinária e 4ª Mostra Científica promovido pelo Curso de Medicina Veterinária e pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal da Unoesc, em Xanxerê. A iniciativa contou com o apoio do Sistema Faesc/Senar-SC.

Durante o evento, Barbieri ressaltou que apesar do Estado formar quase mil médicos-veterinários por ano em 25 instituições de ensino, há muitas oportunidades abertas. “Cabe aos jovens observarem o que o mercado procura e se dedicarem ao conhecimento. Hoje, existe demanda forte por pessoas muito bem qualificadas e, portanto, é fundamental que os novos profissionais estejam preparados para os desafios do segmento”.

O vice-presidente da Faesc também incentivou os acadêmicos a aproveitarem as oportunidades de conhecimento que o curso da Unoesc oferece, tanto nas aulas, quanto nos seminários e outros eventos com palestras interessantes nas áreas tecnológicas, de pesquisa, entre outras. “Existe um mercado aberto para quem está preparado para assumir responsabilidades”, frisou Barbieri.

Segundo ele, as tecnologias e inovações são muito importantes, pois cada vez mais é fundamental reduzir custos de produção para permanecer competitivo no mercado internacional, ou seja, é preciso ter preços menores e produtos de qualidade para manter e elevar a competitividade. “Por isso, a participação em seminários, pesquisas e outras iniciativas inovadoras é de extrema relevância para que os produtores e as empresas do agro tenham condições de produzir mais com menores custos e para que consigam ampliar ou assumir novos mercados”.

O 5º Congresso Regional de Medicina Veterinária visou fomentar a ciência, tecnologia e inovação, ampliando a formação de novos pesquisadores sobre os temas relacionados à bovinocultura, suinocultura, avicultura, equinocultura e animais de companhia. Também teve por objetivo acelerar a implementação de ações ligadas à inovação para os setores de importância socioeconômica, especialmente dos segmentos do agronegócio do Oeste catarinense, pois a região se consolida como um polo na produção de bovinos, suínos e aves.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , observa que Santa Catarina se destaca cada vez mais como grande produtor de alimentos e os empreendimentos do agro estão cada vez mais preparados com técnicas, tecnologias e inovações. “Por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados para atender as demandas do mercado e, nós do Sistema Faesc/Senar-SC, buscamos incentivar os jovens por meio de cursos e programas nos mais variados segmentos, além de sermos parceiros em iniciativas como essa da Unoesc Xanxerê”.