Logo CNA

Sistema CNA/Senar debate tecnologia e conectividade no agro
Matheus Ferreira debates Relgov

Evento reuniu representantes do setor público e privado

13 de julho 2022
Por CNA

Brasília (13/07/2022) – O Sistema CNA/Senar, em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital (Frente Digital), promoveu o encontro Debates Relgov: Tecnologia e Conectividade no Agro, na terça (12).

O evento reuniu representantes dos setores público e privado que trabalham pelo desenvolvimento da tecnologia no agro para intercâmbio de informações e apresentação das iniciativas na área.

O presidente do Instituto CNA, Roberto Brant (foto), destacou que a inovação e a tecnologia vêm transformando a sociedade, mas ainda não são temas prioritários na esfera política. Ele ressaltou a importância de ambas para o desenvolvimento da agropecuária, setor mais competitivo da economia brasileira e que demonstra o empreendedorismo dos produtores rurais.

Roberto Brant debates Relgov

“Temos que mudar os estereótipos que foram formados sobre o agronegócio ao longo do tempo. O verdadeiro agro do futuro está visando outras pautas, mais tecnologia, mais competitividade, mais conectividade, mais universalidade e mais globalização”, afirmou Brant.

Para o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira (foto), um dos maiores desafios é levar tecnologias e informações com uma linguagem acessível e adequada aos produtores rurais. Ele falou sobre o papel fundamental da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a adoção de novas técnicas e a gestão da propriedade.

“Muitas vezes, a maior dificuldade não é a financeira ou de conectividade, mas o entendimento. A ATeG é uma aliada muito importante para que o produtor possa gerenciar a atividade, ter segurança em adotar as tecnologias e sentir esse retorno no bolso”, disse.

Matheus Ferreira debates Relgov1

Ferreira também reforçou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Sistema CNA/Senar para levar as tecnologias de forma simplificada e custo baixo até os produtores, com foco na digitalização e transformação digital do campo.

Atualmente, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) integra o Conselho Superior da Câmara Agro 4.0 e o Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Os deputados federais Vinicius Poit (Novo-SP), membro da Frente Digital e coordenador de Tecnologia da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e Zé Silva (Solidariedade-MG), integrante da FPA, também estiveram presentes. Eles falaram sobre os desafios e iniciativas relacionadas à tecnologia em discussão no Poder Legislativo.

Nilson Leitao debates Relgov

O evento foi moderado pelo chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Nilson Leitão (foto), e contou, ainda, com a participação do vice-presidente da CNA, Mário Borba; da secretária executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi (foto); da diretora do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura, Sibelle de Andrade Silvaconto; e da diretora de Assuntos Legislativos do Instituto Cidadania Digital (ICD), Beatriz Nóbrega de Sá.

Monika Bergamaschi debates Relgov

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas