Sindicatos Rurais de Querência, Água Boa e Canarana capacitam novos classificadores de grãos
Cursos têm como objetivo mostrar ao participante como classificar produtos de origem vegetal, soja e milho, utilizando legislação específica
Os Sindicatos dos Produtores Rurais de Água Boa, Canarana e Querência realizaram nesta primeira quinzena de fevereiro treinamentos de Classificação de produtos de origem vegetal - soja e milho. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), estes eventos têm como objetivo mostrar ao participante como classificar produtos de origem vegetal, soja e milho, utilizando legislação específica.
Com carga horária de 32 horas, o conteúdo deste treinamento inclui assuntos como origem e fisiologia das culturas de soja e milho, avaliação de grãos, sanidade, regulamento técnico para execução da classificação e técnicas de amostragem. Além disso, os participantes ainda têm a oportunidade de entender como se faz a classificação e conhecer melhor o regulamento técnico para execução da classificação de soja e milho.
Segundo os presidentes dos Sindicato Rural de Canarana Arlindo Cancian e de Água Boa, Antônio Fernandes de Mello, popularmente conhecido como Tunico, nos últimos anos a procura por classificadores de grãos capacitados tem aumentado gradativamente. "E consequentemente a demanda também aumenta junto ao SENAR-MT", ressalta Cancian.
Osmar Frizzo, presidente do Sindicato Rural de Querência, acrescenta que a falta de profissionais capacitados e qualificados em classificação de grãos tem sido uma das maiores deficiências no município. "Para se ter uma ideia nós tivemos dificuldade em encontrar classificador para trabalhar para o Sindicato, conseguimos por meio de um associado e estamos investindo neste profissional".
Romário da Silva de Oliveira, de 23 anos, foi contratado pelo Sindicato Rural de Querência, e uma das exigências foi a sua certificação de sua capacitação. Silva já trabalha como classificador faz mais de três anos e não pensou duas vezes em aceitar a proposta, "Estou aproveitando este treinamento de Querência para ter o certificado do SENAR-MT que é respeitado em todo Brasil".
A instrutora credenciada junto ao SENAR-MT, Tânia Regina de Oliveira diz que no início de safra a situação é ainda mais crítica para o produtor. "Justo nesse momento o Sindicato Rural de Canarana fez uma boa escolha em realizar este treinamento antes de começar a colheita. Eles já estão preparados para atuar na safra deste ano, trazendo total segurança para os produtores na classificação".
Michel Cavalcante Müller, de 28 anos, conta que escolheu este treinamento em função da necessidade do mercado em Canarana. Müller se surpreendeu com o conteúdo do treinamento. "Eu tinha uma visão de produtor, mas pude ver os dois lados da moeda, produtor e armazém. Aprendi como é feita a classificação nas unidades de recebimentos nos grãos que chegam da lavoura e o motivo de alguns descontos que às vezes desagrada o produtor", explica o participante.
Assessoria de Comunicação Senar/MT