Logo CNA

Tocantins

Sindicato Rural promove curso de panificação em Xambioá
20230228184335 panifica o rural em xambio 5

Curso atendeu uma cozinha de fazenda do município, beneficiando as mulheres que trabalham na propriedade

23 de março 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

“A gente apresentou várias opções de cardápio, e também, focamos na área de higiene e planejamento desses doces e salgados. Conseguimos mostrar a importância de enriquecer os alimentos ao utilizar ovos e leite”, destaca a instrutora Carla Conte, que ministrou o curso de panificação rural.

O curso foi realizado pelo Senar na Fazenda Limoeiro, em parceria com o Sindicato Rural de Xambioá. O intuito da capacitação na região foi o de aprimorar as cozinheiras que já atuam na fazenda e outras trabalhadoras que pretendem atuar no preparo de pratos variados na cozinha industrial que será inaugurada na fazenda.

Além de aprenderem técnicas básicas de preparo de massa, fermentação, conservação, estética dos pratos e higiene, o curso também oferece oportunidade de desenvolvimento social das participantes. Durante esses dias, as alunas assimilaram noções básicas de gestão e comercialização dos produtos que são fabricados, oferecendo também caminhos para complementar a renda familiar dessas mulheres.

Para Rosiele Lopes, chefe de cozinha na Fazenda Limoeiro, o curso enriqueceu os saberes culinários dela para o preparo de pães: “aprendi muito sobre panificação; agora sei fazer rosquinhas, enroladinho de queijo, e especialmente, a rosca cuca e esfirras".

Com a carência de padarias na comunidade, o curso chegou na hora certa. Parte das participantes irão prestar serviço para a fazenda, e também tem interesse, as trabalhadoras que pretendem produzir e vender produtos na região. Noélia da Conceição, auxiliar de cozinha da Limoeiro, é uma delas. Aproveitou a oportunidade para aumentar o cardápio e gostou muito de pôr a mão na massa. “Estamos preparando muita variedade de pães, enroladinhos e roscas. O curso ajudou bastante”, salientou Noélia.

O curso de Panificação Rural tem carga horária de 40 horas e estimula a criatividade e interação na elaboração de doces e salgados, focando principalmente em variadas técnicas de conservação e fermentação desses produtos.