Logo CNA

Mato Grosso

Sindicato Rural de Vila Rica encerra 2022 com 160 treinamentos e curso inédito
12 13 dez curso piloto pedreiro rural vila rica 59 scaled

Capacitações foram feitas em parceria com o Senar-MT

13 de dezembro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O Sindicato Rural de Vila Rica e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizaram 160 treinamentos no município em 2022, mas em dezembro foi concluído um especial: o primeiro Curso de Pedreiro Rural Básico no estado. A capacitação, realizada no início do mês, atendeu a uma demanda do Sindicato.

De acordo com o presidente, Anísio Vilela Junqueira Neto, mais conhecido como Netão, os participantes tiveram a oportunidade de construir uma casa durante o treinamento. “Eles levantaram todas as paredes e aprenderam o trabalho de construção que é uma demanda crescente no campo. A cada dia que passa, a agricultura demanda mais mão de obra e precisamos ter casas melhores na zona rural”.

Presidente Netão com representantes do Senar-MT e Prefeitura em visita à obra.

O curso foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Rica. “A cidade está crescendo muito e a mão de obra está escassa. Capacitar os moradores neste curso vai trazer mais desenvolvimento para o município”, destacou Netão.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento realizado em Vila Rica foi a pilotagem do curso pelo Senar-MT. Nesta fase, o curso é acompanhado pela Equipe de Produtos Educacionais (Eped) da instituição e analisados possíveis ajustes no cronograma.

O objetivo é ensinar técnicas básicas de construção civil. Os participantes aprendem sobre Normas de Segurança e Legislação; Conhecimento e uso das ferramentas da construção civil; Materiais e equipamentos; Argamassa, concretagem e ferragem; Análise de solo; Fundação; Alvenaria, dentre outros.

Balanço – Prestes a encerrar a gestão como presidente do Sindicato Rural, Netão avalia 2022 como um ano que superou as expectativas. “Tínhamos projetado fazer 150 cursos e atingimos a marca de 160. Tivemos um êxito muito grande ao disponibilizar conhecimento para as pessoas da zona rural para que consigam viver da terra”, avalia.

Mesmo fora da presidência, Netão continuará na diretoria da instituição. “Deixo de ser presidente em 31 de dezembro, mas não vou sair do quadro do Sindicato. É uma forma de auxiliar e continuar contribuindo com a qualificação no meio rural”, afirma.

Selo

Matérias Relacionadas