Logo CNA

Mato Grosso

Sindicato Rural de Rondonópolis investe em capacitações rurais e urbanas
Sindicato rural de Rondonopolis

Desde a primeira edição do Prêmio de Mobilização Sindical, o Sindicato Rural de Rondonópolis é premiado como vencedor regional

1 de setembro 2020

Por: Assessoria de Imprensa / Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa / Senar-MT

Desde a primeira edição do Prêmio de Mobilização Sindical, o Sindicato Rural de Rondonópolis é premiado como vencedor regional. No município, que é o maior em número de habitantes da região sul, o foco é migrar trabalhadores urbanos para a zona rural.

A estratégia utilizada em Rondonópolis deve-se a quantidade de moradores na zona urbana e tem dado resultados positivos, segundo o mobilizador, Fábio Borges. "Muitos alunos que nunca tiveram experiência no campo, passam a trabalhar com o agronegócio depois de participarem dos treinamentos do Senar-MT".

Dentre eles está Anderson Carlos Lopes, que procurou qualificação para sair do desemprego e há 90 dias vende queijos e doce de leite. "O curso chegou em uma boa hora, porque estou sem carteira assinada e a venda de derivados do leite tem ajudado na renda familiar durante a pandemia".

Os depoimentos e a premiação dão ainda mais disposição para o mobilizador exercer a função. "O Prêmio é uma forma do mobilizador apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano e posicionar o sindicato no cenário estadual. De tijolinho em tijolinho vamos conquistando o nosso espaço".

Devido a característica urbana de Rondonópolis, o presidente em exercício Lucindo Zamboni concorda que toda a comunidade do município acaba sendo beneficiada, mesmo sem contato direto com o campo. "Muitos produtores rurais e muitos estudantes nos procuram para fazer os cursos e a gente se empenha para trazer a maior quantidade possível de treinamentos e na melhor qualidade para a sociedade".

Supervisor da Regional de Rondonópolis do Senar-MT, Jonathan de Jesus destaca que além das estratégias, a premiação do município deve-se à dedicação com os treinamentos. "Quando um parceiro não pode, tenta com outro, se não há local disponível tenta o sindicato e tem uma dedicação para que não haja cancelamento de treinamentos".

CATEGORIA ESTADUAL

Regional Campo Novo do Parecis – vencedor Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis


CATEGORIA EVOLUÇÃO

Regional Rondonópolis – vencedor Sindicato Rural de Jaciara


CATEGORIA REGIONAL

Regional Barra do Garças – vencedor Sindicato Rural de Primavera do Leste

Regional Campo Novo do Parecis – vencedor Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis

Regional Colíder – vencedor Sindicato Rural de Colíder

Regional Confresa – vencedor Sindicato Rural de São Félix do Araguaia

Regional Cuiabá – vencedor Sindicato Rural de Campo Verde

Regional Guarantã do Norte – vencedor Sindicato Rural de Alta Floresta

Regional Juína – vencedor Sindicato Rural de Aripuanã

Regional Querência – vencedor Sindicato Rural de Água Boa

Regional Rondonópolis – vencedor Sindicato Rural de Rondonópolis

Regional São José dos Quatro Marcos – vencedor Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos

Regional Sorriso – vencedor Sindicato Rural de Sorriso



Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Matérias Relacionadas