ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Setor privado discute propostas para fortalecer seguro rural
IMG 6291

Entidades que compõem Comissão Consultiva se reuniram em Brasília para apresentar modelos de mitigação de risco

24 de maio 2019
Por CNA

Brasília (24/05/2019) – A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural discutiu, esta semana, as propostas do setor privado para fortalecer o seguro agrícola no País. A reunião aconteceu em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que é coordenadora do colegiado.

“Dois pontos são muito importantes na atual conjuntura: o setor privado precisa ser protagonista e o seguro rural precisa ser atrativo e não obrigatório”, afirmou Pedro Arantes, coordenador da Comissão e analista de mercado da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Arantes ressaltou que, no curto prazo, o modelo atual de seguro rural brasileiro avançaria se houvesse regularidade e previsibilidade nos recursos do governo destinados para a subvenção. “Além disso, a falta de transparência sobre se o produtor será beneficiado ou não com a subvenção também é um inibidor desse mercado.”

Para o grupo, as propostas estruturantes para o modelo brasileiro de seguro rural, apesar de serem distintas, apresentam pontos convergentes. “Sendo um mitigador de risco, o seguro rural deveria proporcionar uma taxa de juro menor nos financiamentos aos produtores que o fizerem,” ressaltou Pedro Arantes.

“É importante entender o momento em que estamos demandando esse tipo de discussão, pois tudo está mudando, tanto o crédito quanto a economia. Precisamos, portanto, ter novas propostas para o crédito rural, sendo o seguro a base desse novo modelo”, comentou Antonio da Luz, vice-presidente da Comissão de Política Agrícola da CNA.

Fernanda Schwantes, assessora técnica da Comissão de Política Agrícola da Confederação comentou que, em breve, a CNA irá divulgar o estudo que estima a demanda real por seguro rural.

“Com base nesse estudo, será possível propor ao governo com maior precisão qual é o montante de recurso necessário para subvenção, considerando as especificidades das culturas e os produtos de seguros disponíveis no mercado.”

A Comissão Consultiva é formada pela CNA, Federações Nacionais das Empresas de Resseguros (Fenaber), de Seguros Rurais (Fenseg), dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Instituto Pensar Agro (IPA) da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas