Senar transforma vida de família de produtores de acerola no Piauí
José e Maria conseguiram colocar os filhos em uma escolha melhor e compraram uma propriedade
Brasília (07/02/2023) – “Quando eles começaram eu senti que iriam levar a gente muito longe. Depois disso, eles me deram uma escola boa e realizaram os meus sonhos”. Esse é o relato da pequena Mayara Maria ao se referir à transformação social promovida pelos pais com a ajuda da Assistência Técnica e Gerencial do Senar em Parnaíba (PI).
Durante 18 anos, o casal José Maria Portela e Maria Barbosa da Silva arrendou terras para trabalhar com agricultura. Mas com a orientação do técnico de campo do Senar, Marcelo Simão, os cálculos mostraram que o investimento em uma área seria mais rentável do que trabalhar com o arrendamento.
Foi então que a transformação ocorreu na vida da família que passou a cultivar acerola orgânica. “A acerola significa tudo para a família porque antes a gente não tinha de onde tirar o sustento da família. Hoje a gente é dono do nosso terreno”, revela Maria.
O técnico de campo da ATeG do Senar orientou a família a encarar a propriedade como negócio, com a anotação de todas as receitas e despesas e indicou algumas mudanças no manejo do solo, como aumentar a frequência da adubação.
A partir da aplicação dessas recomendações, José declara que o lucro aumentou cerca de 20%. “A nossa renda da acerola melhorou e contamos com cinco empresas para beneficiar a fruta. Eu só tenho a agradecer a Deus e a acerola pela oportunidade de manter meus filhos em um bom colégio, já que eu não tive essa oportunidade”.
A história da família foi contada no programa Nosso Agro.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte