Logo CNA

Amazonas

Senar Tech Day cria ambiente de conexão em prol da inovação no agro amazonense
STD 6

O evento contou com uma programação voltada para possibilitar diálogos e trocas de informações e experiências

3 de agosto 2022

Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Foi dado o ‘start’ para a criação de um ambiente de inovação no agro amazonense. Essa foi a sensação dos participantes da 1ª edição do Senar Tech Day, evento híbrido realizado pelo Senar -AR/AM no último sábado (30) no hotel Intercity Manaus com a presença restrita a alguns convidados e uma live de transmissão pelo canal do YouTube do Sistema Faea Senar Fundepec/AM.

O evento ocorreu das 9h às 15h (horário de Manaus) e contou com uma programação voltada para possibilitar diálogos e trocas de informações e experiências entre empresas, startups, instituições, produtores rurais e jovens do setor agro no Amazonas sobre inovação tecnológica.

Na abertura, o diretor geral do Senar, Daniel Carrara, parabenizou a iniciativa do Senar-AR/AM, por meio de mensagem gravada em vídeo. “Quero parabenizar essa iniciativa. Sem tecnologia nosso setor não vai avançar. Então esse movimento pró-inovação e pró-rentabilidade do produtor é necessário e vocês estão no caminho certo”.

O presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, disse que o ‘Senar Tech Day’ é mais uma iniciativa importante do Senar Amazonas que vem priorizando o apoio ao produtor rural para acesso às novas tecnologias na área de aumento de produtividade, sustentabilidade ambiental de rentabilidade. “Nesse mundo veloz de mudanças e transformação digital, o Senar-AR/AM e o produtor rural do Amazonas estão de mãos dadas no caminho das novas tecnologias”, pontuou.

A superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, enfatizou o slogan do programa Senar Tech AM que é ‘semeando inovação’. “É nessa perspectiva quer realizamos esse evento e que o Senar está semeando inovação, trazendo inovação pro setor que é importante por nosso aumento de produtividade e sustentabilidade”, destacou.

Entre as instituições que participaram presencialmente estiveram a Adaf, Sistema Sepror, Afeam, Semacc, Idam, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Universidade Nilton Lins, Ufam e Sebrae.

Programação

Na programação, o evento contou com três palestras e um painel. A primeira palestra foi proferida pelo diretor-executivo da Agrihub, Otávio Celidonio, com o tema: ‘tecnologia e inovação no agro: experiências adquiridas pela Agrihub’. Em seguida, o painel ‘Startups do agro em estágio inicial’ teve como expositores, o fundador da startup Selva, Rafael Paixão e o cofundador da Navegam, Hélio Souza e como mediador, o presidente da Comissão do Jovem Rural da FAEA e consultor, Macaulay Abreu. Os participantes ainda puderam acompanhar a case da Agrosmart com a engenheira da empresa, Brena Gaspar e a palestra ‘Inovação Aberta’, com o especialista de business da Manaus Tech Hub, Daniel Goettenauer.

Senar Tech AM

A iniciativa fez parte do SENAR TECH AM, programa do Senar-AR/AM lançado em 2021 e que se configura como uma rede de inovação do agro para fomentar a conexão de startups e empresas de tecnologia com produtores rurais, jovens empreendedores do agro, empresas rurais e agroindústrias de forma a oferecer soluções inovadoras para o setor primário no estado do Amazonas.

O programa é pioneiro no Estado e na Região Norte e, de acordo com avaliação do presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, é um grande avanço para o produtor rural amazonense. “Isso porque vai diminuir substancialmente a distância entre os produtores e as soluções tecnológicas inovadoras que podem ser disponibilizadas por meio de empresas de tecnologia e startups interessadas no desenvolvimento do agronegócio amazonense”, destacou na ocasião do lançamento.

Se Conecta Rural

O programa também contempla a plataforma ‘Se Conecta Rural’, através da qual é possível que instituições e produtores se encontrem em um espaço virtual ( www.seconectarural.org.br)e interajam criando um ambiente de negócios e de busca de soluções.

“As pessoas que se cadastram na plataforma, sejam elas startups ou produtores, têm acesso, além dos chats e comunidades de interação, às chamadas para editais e ações de inovação que o programa SENAR TECH AM vai desenvolver ao longo dos próximos anos” destacou Macaulay Souza, que está à frente do desenvolvimento da plataforma.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar