ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

São Paulo

SENAR-SP lança programa Atividades Equestres no Meio Rural Paulista
Senar SP

No segundo semestre de 2022, o SENAR-SP lançará o Programa Atividades Equestres no Meio Rural Paulista, desenvolvido pela Linha de Ação de Esporte e Lazer, da Promoção Social. Serão sete provas no total: Balizas, Laço simples, Lida com o gado (Working Penning), Maneabilidade, Marcha, Rédeas e Tambor. Nesse mesmo Programa, também no escopo de Esporte e Lazer, está incluída a Cavalgada Rural/Romaria.

20 de junho 2022
Por Senar
imagem

Além do que foi mencionado, no rol do Programa Atividades Equestres no Meio Rural Paulista vem sendo desenvolvida, desde 2020, a atividade Primeiros Passos, por ser um curso pontual e dar condições de cumprir os protocolos da Covid-19. Todas as atividades poderão ser realizadas com carga horária de 8 ou 16 horas.

A parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) foi fundamental para o SENAR-SP, de modo a lançar as atividades com segurança no quesito das boas práticas dos animais e legislação em vigor. As provas equestres oferecidas SENAR-SP são tratadas como esporte amador, isentas de regulamentos e julgamentos das provas oficiais.

Em 2 de junho ocorreu o Treinamento sobre o Programa de Equídeos, que contou com a presença de cerca de 56 Coordenadores, que tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura das atividades, logística, recursos humanos e, principalmente, os regramentos em relação às exigências de trânsito dos animais, responsabilidade dos participantes e empresa de eventos e instalações necessárias para implementação das Provas, Cavalgada Rural/Romaria e Primeiros Passos.

Tradição portuguesa no interior de São Paulo

Os equídeos possuem forte participação na religião em virtude das romarias trazidas pelos portugueses em 1743. Também foram utilizados como meio de transporte durante muitos anos. Eles têm conquistado outras áreas de atuação, com forte tendência para o comércio, artesanato, gastronomia, indústria, turismo, competições, terapia, lazer e esporte.

Seja qual for a área de utilização com equídeos, é importante que sejam manejados corretamente, para garantir sua saúde com condutas preventivas de sanidade, acesso à boa alimentação e treinamento, respeitando-os e visando ao seu bem-estar e à segurança do conjunto (animal, cavaleiro e amazona).

As atividades equestres possuem importância econômica e social significativa, pois animais treinados desenvolvem diversas habilidades para a lida no campo, gerando também emprego e renda.

No Brasil, os equídeos ocupam uma posição significativa no esporte e lazer. Visam ao entretenimento e à socialização, pois retratam a vida no campo do produtor rural e famílias brasileiras e a tradição do mundo sertanejo.

Para conhecer os cursos disponíveis pelo SENAR-SP clique aqui.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP