Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe leva informações e exames preventivos para o homem do campo em Carira
Whats App Image 2022 11 23 at 15 01 37

Atividades aconteceram na terça (22)

23 de novembro 2022

A unidade móvel do Senar Saúde chegou ao município de Carira nesta terça-feira (22), levando informação e exames de PSA, com o objetivo de prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que mais atingem o público masculino, momento oportuno também para a Campanha de Prevenção, que acontece no Novembro Azul.

A ação aconteceu dentro da programação do aniversário de 69 anos do município de Carira, uma parceria com a prefeitura que aderiu ao programa do Senar em 2022, com a Sala do Produtor Rural e oferta para o público rural, além da promoção social, com o Senar Saúde, cursos e treinamentos de formação profissional rural.

Ao todo, 96 homens fizeram o exame de PSA em Carira, o exame é utilizado como um marcador de câncer de próstata, se alterado, o produtor será encaminhado ao urologista, que o programa disponibiliza para o atendimento. “O Senar Saúde cumpre o papel social de levar esse tipo de atendimento, em parceria com a prefeitura, para que o produtor cuide da saúde e se mantenha ativo nas atividades rurais”, explica o coordenador do programa Célio Dantas.

Whats App Image 2022 11 23 at 15 01 01

A enfermeira Paula Regina abordou o tema de forma simples, chamando a atenção para os cuidados preventivos, os produtores rurais interagiram e entenderam o recado. O agricultor Zé Pereira participou no ano passado e já colocou na sua agenda compromissos, fazer o exame de PSA anualmente. “Tem que cuidar da saúde, para continuar trabalhando”, reforça consciente da importância de participar de ações como essa.
O prefeito de Carira, Diogo Machado, participou do evento e reforçou que a parceria com o Senar traz benefícios à população do município.

Whats App Image 2022 11 23 at 15 01 10