Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe abre credenciamento para Assistência Técnica e Gerencial aos produtores rurais
Whats App Image 2023 08 19 at 06 43 36

No total são 355 novas vagas para produtores em diversas cadeias, para todo o território sergipano.

4 de setembro 2023

Por: Sistema Faese/Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional de Sergipe – SENAR/SE abriu, nesta segunda-feira (4), o processo de cadastramento para produtores rurais que tenham interesse em receber a Assistência Técnica e Gerencial do Senar nas seguintes cadeias produtivas: Avicultura, Agroindústria, Apicultura, Aquicultura, Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte e Suinocultura. No total são 355 novas vagas para produtores nas cadeias citadas, em todo o território sergipano.

Os produtores que se cadastrarem e forem selecionados terão dois anos de acompanhamento e receberão atendimento gratuito. O objetivo é capacitar para o empreendedorismo e a gestão do negócio, elevar a renda e a produtividade, buscando eficiência e eficácia, aumentar a rentabilidade, estabelecer o perfil tecnológico, social e econômico, além de elaborar o planejamento estratégico da propriedade.

Os resultados são alcançados através de visitas técnicas mensais, diagnóstico produtivo e individualizado e recomendação para implementação de tecnologias, além de uma série de capacitações.

Entre os produtores que atendem as recomendações do técnico de campo da bovinocultura de corte, por exemplo, está Sileson Santos Cajé, do município de Pacatuba. Ele aumentou sua produção em 56%, e, com isso, obteve um lucro de 50,5%, reduzindo 20,5% do custo operacional. Além disso, ele tem realizado o gerenciamento da fazenda e passou a realizar o correto manejo sanitário, reprodutivo e manejo com pastagem. Com o lucro, realizou alguns investimentos como aquisição de novilhas Nelore, instalação de sistema de irrigação e de creep-feeding.

O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral, lembra que a Assistência Técnica e Gerencial do Senar vem transformando muitas histórias no campo por todo o país e em Sergipe não é diferente. “Os produtores assistidos pela ATeG mostram resultados que vão além da lucratividade, mas também de transformação social."

O produtor interessado deve fazer a inscrição até o dia 01 de dezembro, basta preencher os formulários através dos links, de acordo com a cadeia produtiva da propriedade e pré-requisitos descritos.

Avicultura: 500 aves

Agroindústria: Regularização da Agroindústria

Apicultura: 5 colmeias povoadas

Aquicultura: Produção mínima de 500kg/ciclo

Bovinocultura de leite: Produção mínima de 70L/dia

Bovinocultura de corte: 20 Animais adultos

Suinocultura: : mínimo 6 matrizes ou (para ciclo completo e unidade produtora de leitão) e/ou acima de 20 suínos terminados/mês (para unidade produtora de terminados).

Comunicação Sistema Faese/Senar

Matérias Relacionadas