Logo CNA

Sergipe

Senar/SE realiza cursos online sobre adubação e criação de frangos e galinhas poedeiras

1 de junho 2021

Por: Da Ascom Senar/SE

Com o objetivo de qualificar o produtor e trabalhador rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE realizou os treinamentos de ‘Criação de frangos e galinhas poedeiras’ e ´Produção e utilização de adubos’ de 25 a 28 de maio. Os cursos foram realizados na modalidade online.

O curso de ´Produção e utilização de adubos’ foi conduzido pelo engenheiro agrônomo Flávio Napoleão. Os principais conteúdos trabalhados foram: definição de adubação, conceitos de adubação química, orgânica e verde e definições sobre a importância dos nutrientes. Flávio Napoleão destacou a importância do curso.

“O treinamento é muito importante para que eles possam entender o conceito de adubação porque não é somente adubar. Você precisa adubar a planta com um objetivo que é elevar o nível de fertilidade do solo e aumentar a produtividade. O conteúdo trabalhado foi a definição de adubação, os conceitos passando por adubação química, orgânica e verde e a partir daí as suas definições tendo conhecimento da importância dos nutrientes”, afirma Flávio.

O produtor rural Norivaldo Lima Santos afirma que aprendeu muito durante o curso. “Gostei muito do curso e pretendo realizar outros. Foram repassados de forma didática pelo Professor Flávio os conhecimentos sobre a importância econômica, técnicas para a correção do solo e as formas de adubação do mesmo (adubação química, orgânica e verde)”.

Criação de frangos e galinhas poedeiras

O curso foi realizado com o objetivo de levar capacitação para os criadores de frango de corte e galinhas poedeiras no estilo caipira. No conteúdo programático do treinamento, foram repassadas informações sobre aspectos ambientais, genéticos, nutricionais, sanitários e de manejo.

A instrutora e zootecnista, Gleicianny de Brito Santos, destaca a importância da capacitação. “O curso de criação de frangos e galinhas poedeiras no estilo caipira permite ao produtor identificar possíveis falhas no seu sistema de produção, além de capacita-lo de forma técnica para uma produção eficiente”.

O aluno José Adil Santana destaca que o curso trouxe informações importantes sobre manejo. “O curso foi muito interessante. Já tinha uma experiência, mas era leigo porque aprendi errando. A professora ajudou muito a identificar alguns problemas existentes na minha criação, algumas coisas que eu fazia errado na minha criação. Ela me ajudou a desenvolver uma boa área de piquete para que eu tenha mais lucros e tenho um controle mais eficaz para produção. Aprendi muito sobre o manejo”.


Matérias Relacionadas