ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Senar/SC promove ações do Programa Saúde da Mulher Rural em Orleans e Leoberto Leal
Design sem nome 1

Evento acontece em parceria com as Secretarias de Saúde e Prefeituras.

7 de julho 2022
Por Senar

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de promoção à saúde e ampliação do acesso aos serviços de saúde em parceria com as Secretarias de Saúde e Prefeituras. Esse é o objetivo do Programa Saúde da Mulher Rural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais, nos municípios catarinenses.

As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, prevenção do câncer do colo do útero, da mama, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. “Queremos auxiliar no controle de fatores de riscos que impactam diretamente a saúde da mulher rural”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salientou que o objetivo agora é fortalecer ainda mais a atuação do programa em todo o Estado. “Depois da primeira edição após a pandemia, realizada em Alfredo Wagner, promovemos a ação com sucesso nos municípios de Leoberto Leal e Orleans. Vamos seguir com as atividades em todo o Estado para estimular a melhoria da autoestima e fortalecer os cuidados com a saúde das mulheres do meio rural”.

A programação nos municípios contou a realização de exames Papanicolau oferecidos ao longo de junho e evento de encerramento com palestras ministradas por profissionais da Saúde, momentos de recreação e cultura, almoço e distribuição de Kits do Programa Saúde da Mulher Rural.

SAÚDE DA MULHER EM LEOBERTO LEAL

Em Leoberto Leal aproximadamente 150 mulheres fizeram o exame Papanicolau e participaram das demais atividades do programa. O evento ocorreu no Salão da Igreja no Centro, envolvendo a participação de mais de 31 voluntários e 12 convidados.

O presidente do Sindicato Rural de Vidal Ramos, Leduvino Machado, destacou o quanto a ação é expressiva para incentivar as mulheres a adotarem hábitos saudáveis, para promover o bem-estar e para ter mais qualidade de vida. A programação também contou com a presença da primeira-dama Marilda Otto Alves , da secretária municipal de Assistência Social e Saúde, do supervisor regional do Senar/SC, Darci Aloisio Wolmann, vereadores, representantes do CRAS, entre outras lideranças.

Além do Sindicato Rural e do Poder Público Municipal, foi parceira nas atividades a Corcel.

SAÚDE DA MULHER EM ORLEANS

O Programa Saúde da Mulher Rural, em Orleans, ocorreu na comunidade de Rio Laranjeiras ao longo do mês de junho. Ao todo, foram realizados197exames Papanicolau e 42 testes rápidos. Para comemorar o último dia de atividades, em 30 de junho, ocorreu uma programação especial no Ginásio de Esportes Rio Laranjeiras com a participação do prefeito Jorge Koch, do presidente do Sindicato Rural Natalino Bianco, da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, entre outras lideranças políticas e da área da saúde.

Para Natalino Bianco, a ação atendeu as expectativas e foi fundamental para ajudar as mulheres a cuidarem de sua saúde e qualidade de vida.

No município de Orleans, o Programa Saúde da Mulher Rural, realizado pelo Senar/SC, contou com o apoio do Sindicato Rural, Administração Municipal, Secretaria de Saúde, Auriverde, Sicred, Cresol, Sicoob, Unibave e Rede Feminina de Combate ao Câncer.