Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC oferece cursos no segmento agro aos adolescentes do Programa Novos Caminhos
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Em 2022, o Sistema Faesc/Senar-SC ingressou como parceiro na ação que é fruto de cooperação entre a FIESC,TJSC e a AMC

10 de janeiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Com nove anos de atuação, o Programa Novos Caminhos vem apresentando excelentes resultados em Santa Catarina. A iniciativa tem como objetivo central promover a inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes acolhidos nos programas oficiais. Entre as ações constam cursos profissionalizantes, capacitação socioemocional e encaminhamento para estágio e emprego.

Em 2022, o Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ingressou como parceiro na ação que é fruto de cooperação entre a Federação das Indústrias (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

As expectativas do Senar/SC para 2023 são as melhores. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo , ressalta que é uma honra fazer parte de um projeto tão valioso. “Já acompanhávamos os resultados e, neste ano, tivemos a oportunidade de estarmos juntos neste programa que tem sido essencial para transformar o futuro de milhares de crianças e jovens. Reforçamos que nosso objetivo é fortalecer a atuação no programa, contribuindo com a formação profissional e com o ingresso dos jovens no mercado de trabalho”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementou que a entidade foca na Educação Profissional, na Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social. “Sermos parceiros do Novos Caminhos é uma oportunidade de contribuirmos para desenvolver as potencialidades dos adolescentes encaminhados aos programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares”.

Segundo Zanluchi, a entidade oferece aos adolescentes do Programa Novos Caminhos a participação nas ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS); articula com os Sindicatos Rurais a realização das capacitações e demais ações nos seus espaços; participa das reuniões de planejamento, implantação e acompanhamento do Programa, avalia o perfil e potencial dos adolescentes em conjunto com as demais entidades na região de atuação; acompanha o desempenho e aproveitamento dos adolescentes em conjunto com os serviços de acolhimento, corresponsáveis e demais entidades; monitora a execução das atividades em conjunto com os parceiros; entre outras ações.

A técnica em formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, explica que os cursos de Educação Profissional são gratuitos e contam com material didático. As capacitações são ofertadas em parceria com os Sindicatos Rurais locais e os interlocutores do Senar/SC auxiliam a equipe gestora local do Programa na identificação da qualificação mais adequada para cada adolescente, tendo em vista o mercado de trabalho local e a vocação do jovem. Para participar são observadas as exigências de idade e escolaridade mínima de cada jovem.

Também são oferecidos cursos de Promoção Social baseados em um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao público atendido pelo Novos Caminhos a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo melhor qualidade de vida e participação na comunidade. Os cursos nessa área são implementados nas seguintes vertentes: alimentação e nutrição, artesanato, educação e saúde.

PARCEIROS

O Programa Novos Caminhos é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Ao longo desses nove anos, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SESC).