Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC abre processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos da Rede e-TEC Brasil
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever pelo site http://etec.senar.org.br/.   

30 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) abriu o processo seletivo para cursos técnicos da Rede e-TEC Brasil em cinco polos catarinenses. Gratuitas e semipresenciais, as formações têm duração de quatro a cinco semestres e são voltadas para pessoas do meio rural que desejam ampliar as oportunidades de atuação no setor agropecuário. Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever pelo site http://etec.senar.org.br/ .

As vagas prioritárias são destinadas aos produtores rurais e seus familiares, além de colaboradores do meio rural. Os cursos com processo seletivo aberto em Santa Catarina são os seguintes: Técnico em Agronegócio nos polos de Araranguá e Canoinhas; Zootecnia em Seara; Fruticultura no polo de São Joaquim e Florestas no polo de Santa Cecília. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , ressalta que a iniciativa vem contribuindo significativamente para a profissionalização nas propriedades, empresas e cooperativas do agro. “Os cursos técnicos oferecidos pelo Senar oportunizam uma formação prática e focada nas necessidades das propriedades rurais e no mercado de trabalho no setor. Os alunos aprendem técnicas de produção agrícola e pecuária, gestão de negócios rurais, comercialização de produtos agropecuários, prestação de serviços, entre outros conteúdos que variam conforme o segmento de cada curso”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi , as formações auxiliam na mudança de atitude dos produtores e trabalhadores rurais. “O agronegócio é um setor dinâmico que evolui constantemente. Novas tecnologias, processos e métodos de gestão surgem a cada dia e os empresários rurais e profissionais do setor precisam estar preparados para os novos desafios. A formação profissional é uma das chaves para o sucesso tanto dos negócios como dos produtores e trabalhadores rurais. E essa é uma oportunidade valiosa que o Senar oferece gratuitamente”.

A coordenadora regional dos cursos técnicos do Senar/SC, Kátia Zanela , explica os critérios para se candidatar a uma das vagas. “Para participar do processo seletivo é necessário concluído o ensino médio e, no momento da inscrição, escolher um dos polos de apoio presencial do Estado. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação com emissão de diploma válido em todo território nacional.

Antes de efetivar a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente. Para ler o edital, visualizar a lista de polos e efetivar a inscrição, acesse: http://etec.senar.org.br/ .

Matérias Relacionadas