Logo CNA

Sergipe

Senar Saúde leva exames preventivos e ações de cuidado à saúde em Propriá
Whats App Image 2023 03 23 at 08 44 34

Esta ação foi levada pela primeira vez ao município de Propriá, que já tem a Sala do Produtor Rural, um espaço para que produtores recebam capacitação continuada e ações de promoção social

24 de março 2023

O município de Propriá, na região Norte de Sergipe, recebeu nessa quarta-feira (22) o Programa Senar Saúde, que levou exames gratuitos de citologia para mulheres e de PSA para os homens. Além disso, a população recebeu informações para prevenção de doenças.

Esta ação foi levada pela primeira vez ao município de Propriá, que já tem a Sala do Produtor Rural, um espaço para que produtores recebam capacitação continuada e ações de promoção social. As orientações sobre prevenção de doenças foram passadas pela enfermeira Paula Regina, que levou informações para que os trabalhadores rurais tenham mais atenção a sua saúde.

A ação dessa quarta-feira, integrou o Projeto Sergipe é Aqui, do Governo do Estado, que leva mensalmente diversos serviços a municípios sergipanos.

O gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe - Senar Sergipe, Saymo Fontes, pontuou que a instituição tem como prioridade a atenção e o desenvolvimento dos trabalhadores do campo de forma integral.

“Essa é uma ação, dentre as várias do Senar Sergipe na Sala do Produtor Rural. Nossa proposta aqui é promover o trabalhador e trabalhadora do campo, através da saúde, mas também, oferecermos cursos e diversas ações de capacitação continuado para desenvolvimento das propriedades rurais”, disse Saymo

O Coordenador de Promoção Social do Senar Sergipe, Célio Dantas, destacou que o Senar Saúde facilita o acesso do produtor rural a serviços necessários.

Senar Saúde leva exames preventivos gratuitos para a mulher e o homem do campo

“A proposta aqui é que este serviço chegue aquele produtor rural que não tem acesso aos exames. Esta ação acontece para que nossos produtores sejam atendidos nos povoados dos municípios de Sergipe”, finalizou.

Agricultora, Maria de Fátima, já não fazia o exame preventivo há alguns anos e aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “Para trabalhar no campo é preciso se cuidar, e aqui além de fazer o exame, recebi orientações de outros cuidados que nós mulheres devemos ter”, relata agradecida.

Ainda durante o evento em Propriá, a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Danielle Garcia, e o secretário de Estado Agricultura, Zeca da Silva, participaram com a equipe do Senar Sergipe da apresentação de cursos que serão ofertados pelo Senar Sergipe ao público feminino no município. Estiveram no encontro, pescadoras e piscicultoras.

A ação faz parte das comemorações do Mês da Mulher e os cursos ofertados para elas foram: Introdução a Operação de Máquinas Agrícolas, Boas Práticas na Fabricação de Alimentos e Piscicultura Básica.

Matérias Relacionadas