Logo CNA

Rio Grande do Sul

Senar-RS leva oficina sobre tecnologia de aplicação para a Expodireto Cotrijal
51667339206 25ea8be1e8 k Easy Resize com

Feira de tecnologia e negócios começa na segunda-feira (7), em Não-Me-Toque (RS)

4 de março 2022

Por: Tatiana Py Dutra*

Fonte: *ASCOM/Padrinho Conteúdo

Março chega com a expectativa de uma nova edição da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. O evento, que será realizado de 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque, deve reunir mais de 500 expositores e atrair milhares de visitantes - tanto presencialmente quanto virtualmente, através da Expodireto Digital, que permitirá a visitação online e participação de eventos ao vivo.

Alinhado ao objetivo de aproximar o produtor do conhecimento, informações e tecnologia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) marcará participação no evento.

“A Expodireto Cotrijal, nesses mais de 20 anos, se caracterizou por ser o palco que mostra para o Rio Grande e para o Brasil o que há de mais avançado para o benefício da produção agrícola. E o Senar-RS, por ser uma instituição de ensino e de assistência técnica aos produtores rurais, não poderia deixar de participar”, comenta o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

Nesta edição da feira, a instituição vai oferecer aos visitantes oficinas gratuitas sobre Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. Realizada em parceria com as empresas Bayer e TeeJet, empresas referência no mercado mundial, a atividade visa informar os produtores rurais sobre conceitos e cuidados no uso de defensivos na agricultura, como isso pode otimizar processos, aumentar a produtividade e garantir a segurança alimentar. Técnicos das empresas parceiras estarão presentes no local para esclarecer dúvidas sobre os produtos.

Deriva Zero

Um exemplo da importância do treinamento adequado para o uso de defensivos agrícolas é o programa Deriva Zero. De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura, o treinamento oferecido pelo Senar-RS colaborou com a redução em 43% das denúncias de deriva do herbicida 2,4-D entre agosto e novembro de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ano passado, houve 74 denúncias de deriva. Em 2020, foram 129. Nos últimos três anos, o treinamento chegou a mais de 10 mil pessoas, e este ano, mais 5 mil devem passar pelo curso.

O estande do Senar-RS no Parque de Exposições ainda vai abrigar um espaço da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). No local, os visitantes receberão informações sobre o programa, público-alvo e metodologia. Atualmente, a iniciativa atende a mais de 4,7 mil produtores nas seguintes cadeias produtivas: Agricultura, Agroindústria, Apicultura, Aquicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Fruticultura, Olericultura e Ovinocultura, além de Avicultura e Suinocultura, ainda em mobilização. A expectativa é que este ano a ATeG beneficie 15 mil pessoas.


Reprodução permitida desde que atribuídos os créditos à ASCOM/Padrinho Conteúdo

Matérias Relacionadas