Rio Grande do Norte
Notícias
Senar/RN, Governo do RN e Ministério da Agricultura iniciam Projeto Velas ao Vento

Iniciativa tem como objetivo capacitar mais de 600 pescadores artesanais de 25 colônias de pescadores cadastrados no Rio Grande do Norte
O Projeto Velas ao Vento tem como objetivo capacitar mais de 600 pescadores artesanais de 25 colônias de pescadores cadastrados no Rio Grande do Norte. Três cursos serão ofertados pelo Senar/RN: Utilização de equipamento de sistema de Posicionamento Global (GPS); Adequação e substituição das velas das embarcações; e Manutenção Preventiva de Motores de Rabeta. Nesta terça-feira (19) aconteceu o primeiro encontro com os pescadores do município de Grossos. A gestora do projeto, a engenheira de pesca, Larissa Mendonça, acompanha as primeiras ações.
Os seguintes municípios estão sendo beneficiados: Rio do Fogo, Touros, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Macau, Grossos, Tibau do Norte, Areia Branca, Porto do Mangue, Pedra Grande, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Nísia Floresta, Ares, Senador Georgino Avelino, Canguaretama.
“Vamos atuar na qualificação do pescador da pesca artesanal para o uso de equipamentos de georreferenciamento, no corte e costura das velas das embarcações artesanais e na manutenção preventiva de motores de rabeta para paquetes. Além disso, vamos também ajudar no aprimoramento da segurança dos pescadores da pesca artesanal, garantindo a segurança da embarcação durante a atividade”, destacou a gestora do projeto.
O Velas ao Vento é uma parceria do SENAR/RN, Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura, Ministério da Agricultura e contou com recursos oriundos da emenda parlamentar do deputado estadual Souza Neto.
Matérias Relacionadas

Em Angicos, Projeto Forrageiras para o Semiárido fase II promove I Dia de Campo
Encontro aconteceu na quinta (11)

Por meio do Senar/RN, Agronordeste III vai atender 2.500 produtores rurais do RN
No encontro, 83 técnicos de campo e seis supervisores participaram da primeira reunião de alinhamento das atividades do programa

Senar/RN sedia 2º Workshop do Encontro regional da Formação Técnica Profissionalizante
Evento reuniu representantes das regionais do Senar do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí

Em Pau dos Ferros, curso de jardinagem do Senar/RN abriu portas para empreendedorismo
Atividades começam como hobby e acabam se tornando fonte de renda