Logo CNA

Rio Grande do Norte

Senar/RN, Governo do RN e Ministério da Agricultura iniciam Projeto Velas ao Vento
Whats App Image 2022 07 19 at 19 57 19

Iniciativa tem como objetivo capacitar mais de 600 pescadores artesanais de 25 colônias de pescadores cadastrados no Rio Grande do Norte

20 de julho 2022

O Projeto Velas ao Vento tem como objetivo capacitar mais de 600 pescadores artesanais de 25 colônias de pescadores cadastrados no Rio Grande do Norte. Três cursos serão ofertados pelo Senar/RN: Utilização de equipamento de sistema de Posicionamento Global (GPS); Adequação e substituição das velas das embarcações; e Manutenção Preventiva de Motores de Rabeta. Nesta terça-feira (19) aconteceu o primeiro encontro com os pescadores do município de Grossos. A gestora do projeto, a engenheira de pesca, Larissa Mendonça, acompanha as primeiras ações.

Os seguintes municípios estão sendo beneficiados: Rio do Fogo, Touros, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Macau, Grossos, Tibau do Norte, Areia Branca, Porto do Mangue, Pedra Grande, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Nísia Floresta, Ares, Senador Georgino Avelino, Canguaretama.

“Vamos atuar na qualificação do pescador da pesca artesanal para o uso de equipamentos de georreferenciamento, no corte e costura das velas das embarcações artesanais e na manutenção preventiva de motores de rabeta para paquetes. Além disso, vamos também ajudar no aprimoramento da segurança dos pescadores da pesca artesanal, garantindo a segurança da embarcação durante a atividade”, destacou a gestora do projeto.

O Velas ao Vento é uma parceria do SENAR/RN, Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura, Ministério da Agricultura e contou com recursos oriundos da emenda parlamentar do deputado estadual Souza Neto.

Matérias Relacionadas