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Senar reúne especialistas para debater Aprendizagem Profissional Rural
Seminario Aprendizagem Rural

1º seminário online sobre o tema foi realizado na terça (11)

11 de outubro 2022
Por Senar

Brasília (11/10/2022) - O 1º Seminário online de Aprendizagem Profissional Rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na terça (11), reuniu especialistas com foco nos desafios e inovações para a oferta de qualidade em programas de aprendizagem.

A aprendizagem profissional rural é destinada à formação técnico-profissional de adolescentes e jovens, desenvolvida por meio de atividades implementadas conforme previsto na legislação brasileira.

O seminário foi aberto pela diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda de Almeida. “A proposta desse seminário é discutirmos com diferentes atores os desafios e inovações que fazem parte dessa oferta, que é mantida por três pilares: a empresa, nós do Senar enquanto entidade ofertante e os jovens para que sejam incluídos mundo do trabalho”, disse.

Assessor técnico do Senar, Marcelo Mendonça Assessor técnico do Senar, Marcelo Mendonça

O assessor técnico do Senar, Marcelo Mendonça, apresentou uma linha histórica da aprendizagem profissional rural. “Desde 2004, o Senar já atendeu mais de 28 mil jovens no programa de aprendizagem rural. Para 2023, estamos prevendo também a oferta complementar de módulos online de comunicação, matemática e inclusão digital”, destacou.

O seminário contou com duas mesas redondas com especialistas. Uma sobre os desafios da oferta de aprendizagem profissional de qualidade no meio rural e outra sobre a educação socioemocional e sua importância no desenvolvimento dos jovens no mundo do trabalho.

Desafios da Aprendizagem – A primeira mesa redonda do seminário discutiu o tema “Desafios da oferta de Aprendizagem Profissional de qualidade no meio rural” e foi moderada pela diretora da empresa Juventude e Desenvolvimento, Ana Lúcia de Alencastro Gonçalves. Segundo ela, a política de aprendizagem é tão importante que deveria ser vista como uma política de estado.

Mesa redonda: Desafios da oferta de Aprendizagem Profissional de qualidade no meio rural Mesa redonda: Desafios da oferta de Aprendizagem Profissional de qualidade no meio rural

O painel mostrou a visão da aprendizagem sob a perspectiva da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as vantagens que o mercado de trabalho tem com os egressos de um programa de aprendizagem, do Senar como instituição ofertante instrutora, de uma empresa contratante e de um jovem egresso de um programa de aprendizagem.

De acordo com Laura Díaz, oficial de Projetos de Políticas Públicas da OIT, a aprendizagem profissional de qualidade é ferramenta fundamental para ser utilizada no combate ao trabalho infantil.

A administradora de empresa Carolina Guimarães Guedes da Rocha apresentou exemplos do programa de aprendizagem desenvolvido na empresa ArcelorMittal BioFlorestas e relatou os ganhos da parceria com o Senar, tanto para os aprendizes quanto para a empresa. Atualmente, 40 jovens participam do programa, divididos entre três regiões de Minas Gerais. Em 2023, serão 60 jovens em quatro regiões.

Durante o painel, a Gestora da Aprendizagem no Senar Paraná, Regiane Hornung, falou sobre as ações do programa em seu estado. Já o jovem egresso do Programa de Aprendizagem em Fruticultura do Senar da Bahia, atualmente analista na empresa SweetFruits, Greislyn Alvilyn Costa Souza, relatou sua experiência.

“O programa foi onde eu pude desenvolver minhas habilidades e colocá-las em prática, de acordo com as necessidades da empresa”, disse.

Competências Socioemocionais – A segunda mesa redonda teve como tema a “Educação Socioemocional no contexto da Aprendizagem Profissional” e foi moderada pela coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social Senar, Deimiluce Coaracy.

Mesa redonda: A Educação Socioemocional no contexto da Aprendizagem Profissional Mesa redonda: A Educação Socioemocional no contexto da Aprendizagem Profissional

Participaram do debate a Educadora especializada em Psicopedagogia e autora de materiais pedagógicos sobre Educação Socioemocional, Karen Kroll; a gerente pedagógica do Senar Minas e especialista em educação positiva, habilidades para o futuro e inovação, Cristiane Trigueiro; e a instrutora do Senar Minas Solange Regina Pinto Palmeira.

Karen Kroll, autora de materiais pedagógicos sobre Educação Socioemocional, afirmou que as pessoas reagem de forma diferente umas das outras, ou seja, as emoções são baseadas nas experiências individuais. “As emoções não podem ser controladas, mas podem ser compreendidas, reguladas e manejadas”.

Karen ressaltou que esse trabalho visa auxiliar os jovens a se enxergarem como protagonistas da própria vida e terem senso de pertencimento. “Isso é possível com a educação socioemocional. Esse é um processo contínuo e permanente, rumo ao aprendizado saudável para lidarmos com nossas emoções e com as pessoas ao nosso redor”.

A gerente pedagógica do Senar Minas, Cristiane Trigueiro, trouxe a experiência da regional que desde 2015 desenvolve conteúdos sobre o desenvolvimento socioemocional na capacitação de jovens aprendizes.

"Quando a gente fala na formação do sujeito para o mundo do trabalho, a gente não pode pensar só na formação de competências técnicas e desenvolvimento de competências, precisamos pensar nele como um todo, com suas emoções e aspectos sociais".

Cristiane revelou que o Senar se preocupa em preparar os aprendizes não só para atuarem na profissão, mas também para interagirem melhor na sociedade. “Conseguimos um grande avanço nos últimos anos que foi a sociedade reconhecer o quanto a educação socioemocional é importante para a formação das pessoas”.

A instrutora do Senar Minas Solange Regina Pinto Palmeira concorda. Para ela, é fundamental trabalhar essa temática com os jovens, que muitas vezes vêm de lares disfuncionais.

"As emoções vão acontecer porque acontecem na vida de todos e a educação socioemocional é o guarda-chuva, a proteção do aprendiz dentro do programa de aprendizagem para lidar com as adversidades, não só no ambiente de trabalho, mas na vida dele como um todo. Não é sobre o que nos acontece, mas como a gente reage àquilo que nos acontece".

Na avaliação da diretora de Educação Profissional e Promoção do Senar, Janete Lacerda, os desafios da aprendizagem são enormes, mas a troca de experiências e o trabalho conjunto contribuem para que os jovens recebam esse conhecimento que é tão importante para a vida profissional.

Todo o seminário está disponível no canal do Sistema CNA/Senar no Youtube .

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