Logo CNA

Senar realiza mais de 100 mil atendimentos em ações de saúde do homem rural
Saude Homem Rural

Desde 2016 foram realizadas iniciativas como campanhas educativas, de conscientização, palestras, exames e atendimento médico

21 de novembro 2019
Por Senar

Brasília (21/11/2019) – Nos últimos anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem aumentado sua atuação em ações para facilitar o acesso da população rural aos serviços de saúde. Uma dessas iniciativas é o programa de Saúde do Homem, que já promoveu mais de 106 mil atendimentos para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares desde 2016.

O programa foi implantado em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, o Senar realiza eventos com palestras educativas, consultas médicas, atualização da carteira de vacinação e exames preventivos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças.

Neste período, o programa possibilitou, por exemplo, a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de próstata por meio da realização de 46.808 exames de PSA e 17.681 exames de toque retal, dentro de ações voltadas para o Novembro Azul.

“Geralmente a rotina do homem rural inviabiliza que ele saia da lida no campo e vá até à cidade em busca de atendimentos preventivos. À medida que o Senar leva os serviços de saúde até o meio rural, onde ele está, percebemos que existe uma adesão muito grande. Eles realmente aproveitam a oportunidade”, destacou a assessora técnica da Coordenação de Formação Inicial e Continuidade e Promoção Social do Senar, Magali Eleutério.

As ações de saúde preventiva ocorrem durante o ano todo e têm o apoio das prefeituras, secretariais municipais, administrações regionais do Senar e sindicatos de produtores rurais dos municípios.

Vídeos – O Senar também disponibilizou uma série de vídeos intitulada “Conversa com o especialista”, em que o médico Drauzio Varella dá dicas de saúde, sendo um deles sobre saúde do homem. Assista ao vídeo:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas