Maranhão

Senar realiza em Presidente Dutra Dia de Campo do Fip Paisagens Rurais
A12373ba 0543 4c4f 8a74 86ce944d8af6

4 de agosto 2022
Por Senar

Por: SENAR MA

Mais uma ação de grande relevância, promovida pelo sistema Faema/Senar. Trata-se do Dia de Campo do Projeto FIP Paisagens Rurais, realizado na Fazenda Janaíra, neste sábado (30), em Presidente Dutra, na propriedade do Senhor Manoel Galdino.

O evento reuniu a equipe de técnicos de campo do programa, produtores rurais, convidados, além do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e da coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A organização do foi feita pelo coordenador regional de ATeG, Rozalino Aguiar e todo o time que participou efetivamente para o bom resultado do evento.

A programação contou com uma palestra proferida pelo técnico de campo do Senar, o doutor, Clésio dos Santos Costa, que discorreu sobre Pecuária Sustentável, abordando a importância do manejo correto das pastagens, do ajuste das taxas de lotação, opções de sistemas que permitem integrar as pastagens a outras culturas.

Tecnologias

Em um outro momento, foram abordados os resultados parciais do Projeto no estado do Maranhão, que atendeu um total de 354 propriedades, destas, 124 já estão com os atendimentos concluídos, os demais terão sua conclusão prevista em 2024. O Senar possui 15 profissionais atuando na região. Dentre eles, veterinários, agrônomos, zootecnistas e técnicos agropecuários. Mais de 60% dos produtores atendidos adotaram tecnologias de baixa emissão de carbono e práticas de conservação e recuperação ambiental.

Na ocasião foram apresentados dois casos de sucesso. O primeiro deles foi relativo à Fazenda Janaíra que sediou o Dia de Campo, e foi atendida durante dois anos pelo Técnico de Campo Willam Lacerda, que adotou a adubação de pastagens como estratégia e a recuperação ambiental indicou o cercamento da reserva ambiental. Na oportunidade, ouvimos o depoimento do produtor assistido Manoel Galdino, que se emocionou ao falar do que ATeG proporcionou a ele nestes 2 anos de atividade e que fez questão de nos receber com toda família, esposa, filhos e netos.

O segundo caso de sucesso foi a Fazenda Lago Verde, da produtora rural Katiana dos Santos Silva, atendida pelo técnico de campo Elimilton Brasil. Nesta propriedade foram feitas novas divisões das pastagens permitindo maior racionalização do manejo, em áreas de declividade mais acentuada utilizou-se curva de nível.

Nesta mesma propriedade foi realizada a formação de um pomar de frutíferas e a produtoras fez um fez um curso de Apicultura Básica do Senar, e com isso, passou a aproveitar a área de sua reserva para criação de abelhas do gênero apis melífera. A sua primeira colheita de mel foi feita recentemente, com apenas sete caixas de onde extraiu 60 quilos de mel. Durante o evento foram distribuídas 250 mudas de plantas frutíferas do Cerrado aos produtores assistidos.

“O Dia de Campo do Programa FIP Paisagens Rurais permitiu aos produtores presentes, conhecer, além das técnicas que oportunizam um melhor desempenho da bovinocultura de corte, transformações e adequações no perfil ambiental da propriedade, compatível com as recomendações do Código Florestal brasileiro", ressaltou o superintendente Luiz Figueiredo.