Logo CNA

Tocantins

Senar realiza capacitação de novos técnicos para atuarem na ATeG
TECNICOS ATEG 3

Após a capacitação, eles se tornaram aptos para atuar na instituição

13 de julho 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Mais 21 profissionais de ciências agrárias passaram pelo treinamento na metodologia do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar. Após a capacitação, eles se tornaram aptos para atuar na instituição. O treinamento é dividido em aulas teóricas e as práticas. Na sala de aula, os participantes entendem a atuação do sistema e como funciona o programa.

Durante a qualificação foram apresentados indicadores de propriedades rurais já atendidas. De acordo com o Gerente da ATeG, Fabrício Vasconcellos, “a formação é fundamental para o exercício da atividade porque o Senar busca melhorar sempre o trabalho que realiza”.

Ele explicou que essa atenção reflete no campo, onde os resultados da assistência técnica comprovam que as propriedades rurais evoluem com o trabalho do Senar, que difunde novas tecnologias de manejo e boas práticas de gestão”, explicou.

“Mesmo já tendo trabalhado no campo, não tinha conhecimento da importância da precisão dos dados do produtor, como o cálculo de custos, por exemplo; ponto obrigatório no programa, já que ele vai contribuir para que o produtor compreenda o negócio e melhore a sua produtividade”, explicou o zootecnista Fabio Suarte.

AULA PRÁTICA

Com intuito de integrar o conhecimento prático ao teórico, o Senar promoveu uma atividade de imersão. Os participantes dos cursos visitaram uma propriedade em Aparecida do Rio Negro, onde o proprietário atua na cadeia de bovinocultura de leite.

TECNICOS ATEG 1

Os profissionais vistoriaram o curral, as pastagens, e a infraestrutura da fazenda. Também fizeram um levantamento histórico do rebanho e da situação financeira da propriedade. Os participantes foram divididos em quatro grupos onde puderam fazer apontamentos e tirar dúvidas com o produtor assistido.

TECNICOS ATEG 6


“Nosso grupo ficou com a parte do inventário da propriedade e isso é fundamental na gestão do negócio”, pontuou a médica veterinária, Evellyn Ferreira. Para Ítalo Mateus Sousa, técnico agropecuário, a capacitação enriquece os conceitos técnicos e gerenciais do negócio. “Apesar da propriedade ser pequena, é bastante produtiva. A assistência técnica tem feito diferença na vida do produtor e impacta na tomada de decisões”, disse.

TECNICOS ATEG 5

Mariane Andrade, técnica de campo que atende a propriedade, disse que as recomendações técnicas focam no perfil do produtor. “Com esse treinamento você consegue entender melhor como trabalhar com o produtor. O sistema do Senar tem um diferencial”, reforçou.

Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos


Matérias Relacionadas