Logo CNA

Senar promove 2º encontro da etapa nacional do CNA Jovem
53293468827 ffdc922dff c

Participantes estiveram em Brasília no fim de semana para encontro presencial da 5ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças do agro  

31 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (31/10/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, no último final de semana, em Brasília, o 2º Encontro da etapa nacional da 5ª Edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem.

Oitenta e oito participantes de 24 estados e do Distrito Federal passaram três dias desenvolvendo as iniciativas que começaram nas atividades online e no primeiro encontro, realizado em agosto.

A programação começou na sexta (27), com a chegada dos jovens no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e com um bate-papo com os egressos do programa e atuais presidentes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stéphanie Ferreira, e de Novas Lideranças, Paulo Rogério de Souza.

Imagem

Na sexta, também tiveram um momento para integração social intitulada “Sabores do Agro do Brasil”, com a degustação de produtos regionais de cada estado participante.

Fábio Ribeiro da Silva Júnior, do Tocantins, e Paloma de Souza Machado, da Bahia, foram classificados para a etapa nacional que nesta edição contou com três repescagens. Eles destacaram o sentimento de estar no encontro.

“Não participei do 1º encontro, mas minhas expectativas são as melhores em realizar networking com os outros estados”, disse Fábio. Segundo Paloma, “as expectativas estão altíssimas porque vim buscar ferramentas para poder aplicar no plano de ação da minha iniciativa".

No sábado (28), os jovens participaram de palestras sobre comunicação digital e mídias sociais com os especialistas Rafael Kiso, fundador da plataforma de gestão de redes sociais mLabs, e Douglas Monteiro, CEO da Conteúdo Urbano, produtora de conteúdo digital.

Rafael Kiso. Rafael Kiso.

Eles falaram sobre a importância das comunidades nas redes sociais. Para Douglas Monteiro, o CNA Jovem é uma comunidade unida que pode tornar o agro mais forte. Rafael Kiso reforçou que comunidade significa colaboração e contribuição e afirmou que ter seguidores não significa ter uma comunidade.

Douglas Monteiro. Douglas Monteiro.

Os participantes também acompanharam uma gravação do podcast do Sistema CNA/Senar ‘Ouça o Agro’, com os especialistas Rafael Kiso e Douglas Monteiro, e mediação da chefe da Assessoria de Comunicação do Sistema, Cecília Kobayashi.

Imagem

Também no sábado, os jovens conheceram a plataforma digital Senar Play, com palestras da diretora de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Janete Lacerda, e da diretora adjunta da DEPPS, Ana Angela Medeiros.

Imagem

Eles tiveram ainda oficinas sobre "Planejamento da Iniciativa" e "Como lidar com opositores, sem transformá-los em inimigos".

No domingo (29), os jovens deram continuidade às oficinas e participaram de dinâmicas em grupo, além de discutirem como lidar com as emoções no exercício da liderança.

Imagem

Para eles, o encontro alcançou as expectativas, principalmente porque o tema discutido, comunicação, é importante para o aprendizado deles como futuras lideranças do setor.

"Esse encontro foi fundamental para gente aprender sobre a comunicação no agro, como deve se posicionar. Foi muito bom, superou as expectativas, estou levando conhecimento e engajamento para colocar todas essas ferramentas em prática”, disse Raquel Barros Ferreira, do Ceará.

Carolina Sleutjes Machado, do Rio Grande do Sul, disse que estar no encontro foi uma experiência incrível. “A gente está aprendendo muito sobre comunicação e o posicionamento do agro. Precisamos disso cada vez mais para combater as inverdades que vêm sendo disseminadas sobre o nosso setor".

Imagem

A jovem Izadora Rozalia Silva Maciel, do Maranhão, explicou que a participação do encontro agregou muito para se comunicar melhor com os produtores rurais. "Estou muito feliz de estar participando desse encontro representando meu estado.”

Rafael Luckwu de Sousa, representante do Amazonas, também relatou seu aprendizado com o CNA Jovem.

"Estou aprendendo muitas habilidades de trabalho em equipe, encontrando especialistas na área da comunicação e aprendendo como me comunicar com os produtores rurais. Tenho absorvido tudo isso e tem sido gratificante".

Imagem

“Minha expectativa é melhorar minha comunicação e como o agro se comunica com a sociedade em geral", afirmou Júlia Aparecida Tameirão, de São Paulo.

A 5ª edição do CNA Jovem iniciou em novembro de 2022 com etapas estaduais e atividades online. O próximo encontro acontece em dezembro e a etapa final está prevista para o início do próximo ano.

Para mais informações sobre o programa, acesse: www.cnajovem.org.br .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas