Logo CNA

Paraná

SENAR-PR realiza primeira turma de curso sobre classificação de sorgo
2

Formação foi elaborada especialmente para atender demanda de empresa parceira do Sindicato Rural de Medianeira e pode ser realizada em outros municípios

31 de maio 2021

Por: Comunicação Social – Sistema FAEP/SENAR-PR

O SENAR-PR realizou a primeira turma do curso “Classificação de Sorgo”, no dia 25, na sede do Sindicato Rural de Medianeira, no Oeste do Paraná. Ao todo, oito colaboradores de uma multinacional da área de produção de suínos e aves aprenderam a coletar amostras, distinguir defeitos e classificar o produto antes do armazenamento. A qualificação não faz parte do catálogo do SENAR-PR, mas foi desenvolvida para atender a uma demanda específica da parceira do sindicato local.

Todas as atividades do curso, com carga horária total de oito horas, foram realizadas em um amplo auditório, seguindo as recomendações sanitárias, como distanciamento social e higienização constante das mãos. O SENAR-PR tem seguido rigorosamente as determinações dos decretos municipais e estadual que regulamentam as medidas necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus.

4 630x840

Segundo a instrutora do curso Ivonete Rasêra, a primeira turma foi bastante participativa e interessada, com um retorno positivo dos alunos. Ainda, a cartilha desenvolvida especificamente para a capacitação, com fotos e informações, vai auxiliar no dia a dia da classificação. “O conteúdo é de extrema importância, pois o sorgo está ganhando espaço no contexto em que temos o milho mais caro. Nesse sentido, acredito que vamos ter interessados de outros municípios para essa nova formação”, prevê a instrutora.

Para Flaviane Medeiros, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelo curso, apesar de os paranaenses ainda não dedicarem uma área expressiva ao cultivo do sorgo, a cultura é uma alternativa para a rotação e redução da dependência do milho. “O curso fica à disposição de outros sindicatos rurais que tenham interessados”, relata. “É preciso reforçar que, caso produtores rurais ou empresas tenham demandas fora do nosso catálogo, é importante que tragam, pois em algumas circunstâncias podemos atender”, complementa.

Na safra 2019/20, em torno de 60 produtores na região de Medianeira fizeram o plantio de quase mil hectares de sorgo, a pedido da própria empresa que demandou o curso. “A elaboração do curso foi um processo bem rápido, cerca de dois meses após o pedido. Quem tem demanda específica de formações deve procurar o seu sindicato rural, para que o mobilizador acione o SENAR-PR, como nós fizemos”, detalha Talita Alexandra Tomasi, mobilizadora do Sindicato Rural de Medianeira.

3 630x840

Demanda

O surgimento da demanda pelo curso “Classificação de Sorgo” ocorreu quando a empresa especializada na produção de aves e suínos em Medianeira começou a planejar um projeto para ampliar o plantio de sorgo na região. O objetivo principal da organização é, com isso, diminuir a dependência do milho e proporcionar uma alternativa aos produtores, já que o sorgo tem ciclo mais curto (para escapar das geadas) e é uma planta mais rústica. Com produtores plantando sorgo surgiu a necessidade de colaboradores treinados para receber e classificar os grãos, cujos processos de triagem, secagem e armazenamento têm particularidades em relação a outros cereais e oleaginosas.

Para resolver essa demanda, a organização procurou o Sindicato Rural de Medianeira em fevereiro de 2020. “Nós elaboramos o curso logo em seguida e estava tudo programado para ser realizado em maio de 2020. Não foi possível fazer na ocasião por conta da situação da pandemia do novo coronavírus”, ressalta Flaviane.

Serviço

Para conferir os cursos disponíveis no catálogo do SENAR-PR, basta acessar o endereço www.sistemafaep.org.br/cursos . Se a área de interesse não estiver contemplada e quiser demandar uma formação específica para produtores e/ou empresas de uma determinada região, procure o sindicato rural local. A lista de localidades, telefones e endereços está disponível em www.sistemafaep.org.br .

Matérias Relacionadas