Logo CNA

Paraná

Senar-PR oferta novos cursos em avicultura
Novos cursos avicultura senar PR

Capacitações foram formatadas para atender à demanda de cooperativas e agroindústrias integradoras

21 de agosto 2023

Maior produtor e exportador de frangos do Brasil, o Paraná tem uma cadeia produtiva tecnificada dentro dos aviários e profissionais cada vez mais capacitados. Para atender a modernização da atividade, o SENAR-PR está constantemente ampliando seu catálogo de cursos na área de avicultura. Recentemente, a entidade abriu editais para contratação de instrutores para três capacitações em desenvolvimento: “Manejo de frangos de corte”, “Elétrica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário”.

Destes, o primeiro a ir a campo, em maio, o curso “Manejo de frangos de corte” promoveu uma turma-piloto para pessoas interessadas em ingressar na avicultura e cooperados da cooperativa C.Vale, com sede em Palotina, na região Oeste. Após consolidada essa etapa, em julho, foi formada a primeira turma de instrutores, que levarão esse novo treinamento a campo.

"Tenho funcionário que o filho fez o curso [piloto] e gostou. Já voltou sugerindo pontos de melhoria, trazendo informação nova. Contratei ele."

Edmilson Zabott, avicultor em Palotina (PR)

O resultado da turma-piloto junto à cooperativa foi positivo, segundo o presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott. Com cinco aviários em atividade, o dirigente destaca a necessidade de formação de mão de obra qualificada na atividade. “Temos verificado um aumento na cadeia de produção de aves, mas o número de funcionários disponíveis é pequeno. Esse tipo de curso vai deixar muitos trabalhadores preparados para a gente buscar no mercado de trabalho”, afirma. “Tenho funcionário que o filho fez o curso [piloto] e gostou. Já voltou sugerindo pontos de melhoria, trazendo informação nova. Contratei ele”, conta Zabott.

Um dos diferenciais deste novo curso é a capacidade de adaptação à realidade de cada região, no que se refere ao tipo de equipamentos dos aviários e à cultura de integração. “É um treinamento flexível. Cada integração tem a sua forma de trabalhar. O curso do SENAR-PR preconiza a particularidade de cada empresa, mas existe uma base comum: todas elas alojam a mesma genética de frango. O treinamento do SENAR-PR é como se tivesse uma etapa básica, igual para todo mundo, e a partir daí entram as particularidades de cada empresa”, detalha Juliana Afonso Branco dos Santos, avicultora e instrutora do SENAR-PR, que ministrou a formação dos instrutores para este novo curso. “O objetivo é ter um produto de melhor qualidade na mesa do consumidor final e melhorar a renda do avicultor. Uma coisa é consequência da outra: a partir do momento em que o produtor consegue entregar um produto melhor, ele terá um resultado zootécnico e uma remuneração melhores. Ganhamos de duas formas”, completa Juliana.

Para ver os treinamentos oferecidos pelo SENAR-PR, acesse o catálogo de cursos.

No caso dos cursos “Elétrica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário”, não haverá essa personalização, já que tratam de temas que não variam conforme a região e a integração.

Também o futuro instrutor do SENAR-PR Jeferson Polasso, que passou pela formação de instrutores, destaca a importância da iniciativa. “Avicultura é um aprendizado constante e muda muito rápido. Falta mão de obra e a que a gente têm é despreparada. Esse curso vem resolver uma dificuldade real do setor”, aponta.

Pessoas dentro de aviário escolar tendo aulas sobre como criar frangos dentro da atividade de avicultura no Paraná

O curso-piloto, realizado com coperados da C.Vale, aconteceu no CTA do SENAR-PR em Assis Chateaubriand

Capacitação para cooperativas

Os novos cursos de avicultura do SENAR-PR estão sendo desenvolvidos para atender uma demanda de cooperativas integradoras. Por meio dessas parcerias, o SENAR-PR vai ofertar, no total, quatro cursos na área de avicultura de corte aos cooperados e colaboradores das empresas. As capacitações abrangem diversos aspectos da cadeia produtiva, com conteúdos que vão do alojamento até a entrega dos frangos.

"Avicultura é um aprendizado constante e muda muito rápido. Falta mão de obra e a que a gente têm é despreparada. Esse curso vem resolver uma dificuldade real do setor."

Jeferson Polasso, instrutor do SENAR-PR

Após realização da turma-piloto do curso “Manejo de frangos de corte”, a C.Vale já agendou novas turmas para setembro, outubro e novembro que serão realizadas no Centro Tecnológico de Avicultura do SENAR-PR, conhecido como aviário-escola, no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand.

O local, inaugurado em 2014, é uma referência em avicultura no Paraná. O espaço conta com uma estrutura moderna e adaptada à realidade do campo, demonstrando o funcionamento de um aviário e colocando as tecnologias utilizadas na atividade à disposição dos alunos. Instalado em uma área de 1,2 mil metros quadrados, o aviário foi construído sob o modelo Dark House , que permite o controle da luminosidade e temperatura do galpão de acordo com a fase de crescimento da ave.

A mesma formação “Manejo de frangos de corte” também será ofertada para cooperados e trabalhadores da Copacol, a partir de agosto, no Centro de Treinamento Avícola da cooperativa, recém-inaugurado em Cafelândia. São 3.544 metros quadrados de área construída, que incluem um aviário-escola, sala de aula para os cursos, alojamento para visitantes, refeitório e moradia para o profissional que ficará responsável pela granja.

O curso “Ambiência na avicultura de corte”, que já faz parte do catálogo do SENAR-PR e é realizado no aviário-escola do CTA de Assis Chateaubriand, contou com formação de novos instrutores. As capacitações “Elétrica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário” ainda estão em desenvolvimento e serão disponibilizadas no final de 2023. Em breve estes cursos estarão disponíveis para outras cooperativas e agroindústrias integradoras.

“Trabalhadores bem treinados são fundamentais para manejar as aves corretamente, privando pelo bem-estar animal e conferindo uma carcaça de qualidade para o consumidor final. A parceria permitirá qualificar os profissionais envolvidos com a cadeia, assim contribuindo para a manutenção da excelência da produção avícola do Estado”, destaca Helen Raksa, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Cursos

  • Manejo de frangos de corte (novo, já disponível)

  • Elétrica para aviários (novo, em desenvolvimento)

  • Manutenção preventiva de equipamentos de aviário (novo, em desenvolvimento)

  • Ambiência na avicultura de corte (já no catálogo do SENAR-PR, contou com formação de novos instrutores)

Lançamento em breve

A previsão é que logo todas as capacitações devam ser ofertadas no catálogo do SENAR-PR para o público geral. Produtores rurais interessados no curso “Manejo de frangos de corte” já podem entrar em contato com o sindicato rural local para verificar a viabilidade de realização de turmas. Os demais novos cursos – “Elétrica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário” – estão previstos para o final de 2023.

Matérias Relacionadas