ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Paraná

SENAR-PR lança edital para instrutores de sistemas agroflorestais
Floresta 1

Para participar do processo seletivo, pessoas jurídicas interessadas devem realizar a inscrição até o dia 19 de agosto

26 de julho 2022
Por Senar

O SENAR-PR abriu edital para o credenciamento de pessoas jurídicas que tenham interesse em prestar serviços de treinamento na formação “Sistemas agroflorestais – Básico”. As inscrições vão até o dia 19 de agosto. Para participar, basta acessar o site da instituição ( sistemafaep.org.br ) e clicar no menu “Atuação”, depois em “SENAR-PR” e em seguida “Editais”. O resultado com os aprovados será divulgado em 28 de outubro.

Os candidatos devem ter formação em Engenharia Agronômica, Técnico Agrícola, Técnico em Agroecologia, Engenharia Florestal ou áreas correlatas, com experiência comprovada no setor ou em outros sistemas agroecológicos de produção. A formação necessita ser devidamente certificada com diploma de conclusão do curso.

Os profissionais aprovados no edital vão ministrar os primeiros cursos da história do SENAR-PR na área de sistemas agroflorestais. De acordo com a técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR Vanessa Reinhart, que acompanha os cursos na área de horticultura, a criação desta formação é uma resposta a demanda do campo. “Hoje não temos produção agroecológica e orgânica suficiente para atender nossa demanda. Até 2030, toda merenda escolar deverá ser orgânica, então temos necessidade de capacitar mais produtores nesses sistemas de produção”, afirma.

A criação do novo curso também faz parte de uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), por meio de um termo de cooperação, prevendo um plano de trabalho focado em ações na área de agroecologia. “Teremos outras ações com esse termo de cooperação. Também estão previstos cursos na área de certificação orgânica e transição de propriedades de sistemas convencionais para orgânicos”, diz Vanessa.

Os candidatos que desejarem participar do edital vão realizar provas classificatórias técnica e pedagógica. Os aprovados passarão para uma fase presencial, quando ocorre uma capacitação sobre sistemas agroflorestais. Posteriormente terão que apresentar microaulas sobre o tema para o corpo técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR, nas quais serão avaliados quanto à sua didática.

Agroflorestas

Além de não utilizar agroquímicos nem fertilizantes minerais, os sistemas agroflorestais de produção propõem uma integração, na qual uma mesma área pode produzir frutas, hortaliças, madeira e animais. “Esse sistema se baseia na sucessão ecológica de espécies e tenta ser o mais próximo possível do ecossistema natural. São culturas de interesse agrícola associadas com árvores na mesma área”, explica Vanessa, do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Áreas de atuação