Logo CNA

Piauí

Senar/PI promove capacitação para tutores dos cursos técnicos da Rede e-Tec
Whats App Image 2024 02 29 at 09 32 17 1

Estes encontros, que reúnem tutores veteranos e novos, acontecem nas Sede dos respectivos polos

29 de fevereiro 2024

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Ascom Sistema FAEPI SENAR/PI

Encerra nesta sexta-feira, 1º de março, a etapa final da programação de capacitação de tutores presenciais dos polos de apoio da Rede e-Tec, que oferecem os cursos Técnicos de Agronegócio, Zootecnia e Fruticultura pelo Senar/PI. Estes encontros, que reúnem tutores veteranos e novos, acontecem nas cidades-sede dos respectivos polos.

Whats App Image 2024 02 29 at 09 32 18 1

Mairla Portela, gerente de Educação Formal, destaca a relevância desses encontros, nos quais são compartilhadas informações sobre a Metodologia de Ensino da Formação Técnica do Senar, bem como os temas mais recentes relacionados à educação a distância. Além disso, são abordados os métodos e técnicas que os tutores devem aplicar em sala de aula. "Nosso principal objetivo é promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Também oferecemos orientações para que os tutores tornem as aulas teóricas o mais próximas possível da realidade que os futuros técnicos enfrentarão em suas atividades no Agronegócio", explica.

Whats App Image 2024 02 29 at 09 32 17

Investir na capacitação contínua dos tutores envolvidos na condução dos cursos é uma das prioridades do Senar/PI. Esses encontros são realizados semestralmente, considerando que o tutor presencial desempenha um papel fundamental na transmissão de conhecimentos aos alunos do Programa Rede e-Tec.

"A Formação Pedagógica de Tutores da Rede e-Tec é fundamental para a atuação docente dos tutores, no processo de ensino e aprendizagem, buscando a inovação por meio do uso de métodos ativos de aprendizagem. Isso é feito com a perspectiva de aproximar teoria e prática, colocando os estudantes no centro do processo e estimulando a autonomia e o protagonismo do aluno", afirma Fabiana Batista, pedagoga do Senar/PI.

Whats App Image 2024 02 29 at 09 32 18 2

O ano letivo tem início em 4 de março na modalidade online (AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem) e em 16 de março na modalidade presencial. O Senar/PI conta com polos nas cidades de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Pio IX, Corrente e Uruçuí.

Matérias Relacionadas