Logo CNA

Paraíba

Senar Paraíba realiza segundo encontro da etapa estadual do CNA Jovem
Cna jovem segundo encontro geral 500

Senar Paraíba realiza segunda etapa estadual do programa CNA Jovem

28 de novembro 2018

Treze jovens líderes de todas as regiões da Paraíba se reuniram neste fim de semana em João Pessoa para discutir aspectos de liderança no setor agropecuário. O encontro foi o segundo da etapa estadual do programa CNA Jovem 2018, promovido pelo Senar na Paraíba.

Ao longo de dois dias, os participantes discutiram sobre como conduzir projetos de liderança e a diferença destes para iniciativas convencionais. Além disso, assistiram palestra com o empresário Roberto Cavalcante, dono da “Frutas Doce Mel”. Ele falou sobre empreendedorismo e os desafios de comandar uma empresa desse porte.

Roberto Cavalcante

“Para ter sucesso é imprescindível ter metas, saber onde se quer chegar. O nosso Estado tem muito potencial, mas precisa de lideranças que invistam no nosso setor e tenham essa visão. Fico feliz em saber que vocês estão aqui, dispostos a enfrentar isso”, comentou Cavalcante.

A importância de “despertar” também foi apontada pelo superintendente do Senar Paraíba, Sérgio Martins, que também acompanhou os jovens. “Somos um segmento de sucesso e bastante promissor. Há escassez de líderes em todos os campos da sociedade”, afirmou o superintendente.

Sérgio Martins

Ao longo do programa, os participantes têm que desenvolver projetos que respondam a desafios que eles identificam no setor agropecuário. No caso da Paraíba, as propostas atendem problemas existentes nas áreas empresarial, sindical, instituição e educacional.

Carolline Vargas

O da jovem Carolline Vargas é relacionado a recuperação de solos degradados na região do Cariri. Ela avalia como positiva as contribuições do programa. “Neste segundo encontro, por exemplo, pude abrir mais as ideias sobre como construir relacionamentos para executar um projeto de liderança, assim como também me ajudou a compreender melhor as necessidades dos pequenos agricultores”, disse.

Oliveiros de Oliveira

Para o instrutor Oliveiros de Oliveira, a turma já demonstrou crescimento entre os dois encontros e destacou depoimentos de participantes que incorporaram aspectos de liderança também na vida pessoal e outros ambientes.

“Percebi que alguns jovens, que estavam muito arredios no primeiro encontro, mudaram seus desafios e assumiram com humildade alguns erros. A turma está mais madura e percebeu que o líder aponta um problema, mas também procura ajuda para identificar soluções”, resumiu.

Samuel Inocêncio

Esse é o sentimento do jovem Samuel Inocêncio, para quem o CNA Jovem tem auxiliado numa evolução pessoal. “Entrei pensando em fazer um simples curso, mas ganhei muito conhecimento sobre como ser líder e sobre o significado de liderança. Está sendo muito enriquecedor e indico para outros jovens, pois é uma capacitação diferenciada, onde você vai estimular seu conhecimento sobre o desafio de liderar o setor agro”, afirmou.

Ao final da etapa estadual, três jovens deverão ser selecionados para participar da fase nacional, que acontecerá em 2019.

Matérias Relacionadas