Logo CNA

Paraíba

Senar Paraíba encerra ciclo de atendimentos do programa Saúde do Homem
Geral saude homem cordeiros

24 de julho 2019

Por: Jocélio de Oliveira

O Senar Paraíba encerrou o ciclo de atendimentos do ano 2019 do programa Saúde do Homem com uma ação na cidade de São José dos Cordeiros, no Cariri do Estado. O evento aconteceu na última terça-feira (23), reuniu 50 produtores rurais do município e fez parte da programação da Semana do Agricultor, realizada pela prefeitura, que é parceira do Senar.

“O município tem nos ajudado em várias ações, como no programa Saúde da Mulher e alguns treinamentos de formação profissional que já realizamos aqui, sempre com foco na população rural”, avaliou Múcio Monteiro, supervisor do Senar.

Durante o dia, os participantes tiveram acesso a vários serviços de saúde, como testes rápidos para identificação de doenças sexualmente transmissíveis (sífilis, hepatites B e C, e HIV). Também foi possível fazer a verificação de pressão arterial, fazer exames de glicemia e avaliação dermatológica.

“O dia-a-dia dos produtores é muito corrido. Muitas vezes a prioridade é a atividade e a saúde fica um pouco de lado, mas isso pode atrapalhar até mesmo a disponibilidade para trabalhar no futuro. Esse é um dia muito rico que o Senar nos proporciona, para colocar esses cuidados em dia e também ter uma abordagem educativa”, comentou a Secretária de Saúde, Petruska Bezerra.

A parte educativa ficou por conta da palestra sobre cuidados com a saúde, oferecida pelo enfermeiro e instrutor do Senar, Samuel Roney. Além dos exames médicos, os homens que participaram do evento também receberam serviços de estética, como corte de cabelo e barba, atendimento esse disponibilizado até a quinta-feira (25).

“O recado que a gente quis deixar é o de que homem que é home se cuida. É preciso ter atenção e conhecer o próprio corpo. E nesse sentido, a gente precisa se espelhar nas mulheres que tem uma rotina mais intensa de cuidados”, resumiu o instrutor.

Carlos César, criador de bovinos e de ovelhas, foi um dos produtores atendidos. Ele disse que, com o apoio da companheira, consegue manter uma rotina de ida ao médico. Mas destacou que acompanhar a palestra foi positivo, porque ele aprendeu e teve acesso a informações que não sabia.

“Gostei bastante da palestra do instrutor, porque ela esclareceu algumas dúvidas que eu tinha. Não sabia por exemplo a questão da pressão que a próstata faz sobre o canal urinário e fiquei satisfeito de entender melhor esse funcionamento”, afirmou.

Produtor rural, Carlos Cesar

Durante sua fala, na abertura do evento, o prefeito Jeferson Roberto destacou o papel que o Senar desempenha no campo. “Sempre que nós buscamos essa parceria, nós fomos atendidos. O homem e a mulher do campo têm o Senar como um parceiro fundamental, porque ele traz informação, orienta para o desenvolvimento e mostra os direitos e deveres dessa população”, resumiu.

Este ano o Senar também realizou ações do programa Saúde do Homem nas cidades de Cabaceiras e Camalaú.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas