Logo CNA

Pará

Senar PA promove segundo encontro estadual do CNA Jovem
Whats App Image 2018 10 19 at 17 54 33

Evento aconteceu em Capitão Poço (PA) reunindo 22 jovens

23 de outubro 2018

Fonte: Ascom Sistema Faepa/Senar-PA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar PA – realizou no último fina de semana, no município de Capitão Poço (PA), o segundo encontro presencial da etapa estadual do Programa CNA Jovem. Os estudantes selecionados visitaram a empresa Citropar – Cítricos do Pará, bem como, receberam orientações sobre plano de negócios e, assistiram a uma palestra sobre liderança, ministrada por Francisco Wesley Carlos da Silva. A programação contou ainda com apresentação de projetos empreendedores e uma série de exercícios. Coordenador pela gestora Regina Fernandes, o encontro foi ministrado pelos instrutores do Senar, Bruna Soares e Edivaldo Júnior.

Os alunos do CNA Jovem foram indicados pelos sindicatos rurais, por apresentarem perfil empreendedor e de liderança. Após participar de uma capacitação a distância, eles agora estão na etapa estadual do programa, que inclui três encontros presenciais, além de atividades remotas. Ao término dos encontros, os estudantes entregarão um plano de ação voltado para um problema ou oportunidade local. Os três melhores trabalhos participarão da etapa nacional, em Brasília, no ano que vem.

CNA Jovem

O Senar e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – criaram o programa CNA Jovem com o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil. Voltado para brasileiros com espírito de liderança e idade entre 22 e 30 anos, o programa prepara jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário.

Para as Federações e a Administrações Regionais do Senar, o objetivo principal é engajar jovens locais na resolução de desafios do agro no Estado. Ao mesmo tempo, inicia-se o desenvolvimento de novos quadros de liderança conhecedores da realidade de cada segmento e microrregião.

Etapa Nacional

A metodologia da etapa nacional baseia-se num modelo inovador de liderança empreendedora. O jovem é estimulado a construir e planejar sua trajetória de liderança em uma das cinco dimensões: sindical, institucional, política, empreendedora e acadêmica.

A escolha dos vencedores desta etapa é feita pelos próprios participantes, o que legitima o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares. Além disso, todos passam a integrar a Rede CNA Jovem, que desenvolve campanhas, missões nacionais e internacionais, promove diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Matérias Relacionadas