Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT realiza diagnósticos em Alto Araguaia para produtores obterem selo arte
Selo arte

Produtores rurais atendidos pela ATeG em Alto Araguaia solicitaram auxílio do Senar-MT para obterem o selo arte.

2 de fevereiro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Produtores rurais de Alto Araguaia estão em processo de obtenção do selo arte, certificação nacional que possibilita a comercialização de produtos artesanais de forma regularizada e legal. Os produtores que demandaram são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), na cadeia de bovinocultura de leite e pretendem obter o selo para a comercialização do queijo cabacinha.

Em Mato Grosso, o órgão responsável pela obtenção da certificação é o Instituto de Defesa Agropecuária do estado (Indea-MT). O Senar-MT participa do processo orientando os produtores atendidos pela ATeG sobre como obtê-la. O produtor rural de Mato Grosso que quiser informações sobre o selo ou demandar auxílio para sua obtenção, deve solicitar via Sindicato Rural de seu município.

A legalidade traz benefícios tanto aos produtores rurais quanto aos consumidores. A confiança do consumidor para obter esses produtos será muito maior e o produtor rural poderá expandir o seu negócio e enviar os produtos a outros estados.

Nesta primeira semana de fevereiro estão sendo realizados levantamentos com os produtores para analisar documentos já existentes e infraestrutura. Em Alto Araguaia há uma agente de comercialização, profissional que auxilia na regularização das certificações sanitárias.

Selo Arte – Segundo definição do Governo Federal, o selo arte é uma certificação destinada a produtos artesanais como queijos, embutidos, pescados e mel, possibilitando a comercialização em território nacional, eliminando entraves burocráticos. Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

O Senar Central produziu um vídeo explicando sobre a certificação, os produtos que podem recebê-la e o passo a passo para obter o selo. O material está disponível no link a seguir: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/senar-apresenta-como-obter-o-selo-arte-para-alimentos-artesanais .

Matérias Relacionadas