ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Senar-MT realiza 1ª Academia de Liderança exclusiva para mulheres
Academia mulheres MT1

Iniciou hoje, a 1ª Academia de Liderança para mulheres líderes do agro, realizada pelo Senar-MT

21 de julho 2022
Por Senar

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Iniciou na manhã desta quinta-feira (21.07) a primeira Academia de Liderança – Mulheres Líderes do Agro, que é exclusiva ao público feminino. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e reúne 40 mulheres de 20 municípios mato-grossenses.

O superintendente da instituição, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Paulicéia, esteve presente na abertura do evento e falou sobre a importância da liderança feminina na sociedade. “Esse momento foi muito aguardado, a pandemia adiou o nosso projeto, mas finalmente conseguimos realizá-lo e estamos muito felizes em poder reunir e fortalecer as mulheres do nosso setor.”

0

Ele aproveitou a oportunidade para apresentar sobre o Senar-MT e suas frentes de trabalho. “Retornamos a contribuição ao produtor rural, por meio dessa e de outras ações que visam a capacitação, a formação profissional rural, a promoção social, entre outros. A meta para 2022 é que mais de 120 mil pessoas sejam impactadas com os serviços ofertados”, destacou.

Madrinha do evento, a produtora rural e vice-presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Denise Hasse, afirmou que o objetivo é capacitar as mulheres para liderar dentro e fora da porteira. ” Não estou lá na propriedade rural porque sou a proprietária ou a esposa. Eu estou lá porque me capacitei para isso e é o que desejamos aqui, que as mulheres saiam preparadas para liderar na propriedade rural e fora dela”, destaca.

A Academia de Liderança está organizada em três etapas que serão realizadas de julho a setembro de 2022. Neste primeiro encontro, a pauta foi autoconhecimento e propósito, palestra ministrada pelo instrutor credenciado ao Senar-MT, Paulo Roberto Silva. “Se você não se conhecer e souber qual caminho a seguir, você seguirá qualquer rumo. É preciso se autoconhecer, saber para onde ir e devolver ao mundo o seu equilíbrio”, declarou o instrutor ao público presente.

0

Até sábado (23.07), no auditório da Famato, as participantes aprenderão sobre atuação política no agro e conhecerão as atividades desenvolvidas pelas entidades que compõem o Sistema: o Senar-MT, Imea, Agrihub, Famato e os Sindicatos Rurais. No segundo módulo, em agosto, haverá uma Missão Técnica à Brasília. As participantes conhecerão instituições como a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) e o Senar Central. No terceiro e último módulo, em setembro, os assuntos abordados serão técnicas de negociação e comunicação.

“A programação contempla palestras, missão técnica e compartilhamento de informações. Foi um conteúdo formatado especificamente para esse público”, afirmou o coordenador da Equipe Técnica do Senar-MT, Gustavo Mocci.

Com a palavra as participantes:

0

“Acho muito importante o tema ser discutido com as mulheres que estão cada vez mais na liderança do agro. A expectativa é formar mulheres para atuarem tanto nas propriedades rurais quanto nas lideranças do interior do estado”. Lucélia Avi, gestora técnica da Famato.

0

“A expectativa é muito grande, porque são 40 mulheres que criarão uma rede de apoio e compartilharão conhecimento, além do aprendizado da própria Academia de Liderança”. Denise Hasse, produtora rural e vice-presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.

0

“É muito difícil conseguir reunir tantas mulheres em um único evento que vai nos capacitar para levar o nosso agro a todo o país. Espero que o evento supere as expectativas”. Juliana Mesquita Borges, presidente do Sindicato Rural de Guiratinga.

0

“A Academia de Liderança traz uma nova perspectiva de capacitação e qualificação para que possamos atuar efetivamente dentro do nosso Sindicato e estruturas sindicais. Roseli Muniz Giachini, produtora rural no município de Cláudia.

Selo