Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT presente na capacitação de multiplicadores do Sisateg em Brasília
A Te G

Ferramenta reúne informações da propriedade e auxilia na gestão da assistência técnica e na geração de indicadores para a tomada de decisão dos produtores rurais atendidos pelo Senar em todos os estados e no Distrito Federal

16 de novembro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

Fonte: ASCOM Senar

Post Image

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participou neste mês de novembro da nova turma de multiplicadores do Sistema de Monitoramento da Assistência Técnica e Gerencial (Sisateg), com a participação de 13 Administrações Regionais. O encontro reúne informações da propriedade e auxilia na gestão da assistência técnica e na geração de indicadores para a tomada de decisão dos produtores rurais atendidos pelo Senar em todos os estados e no Distrito Federal.

Para o analista de dados Técnicos do Senar-MT, Rafael de Moraes Flores o SISATeG é a ferramenta oficial de ATeG, onde através dela é garantida a metodologia, seja aplicada ou mensurada. E esse treinamento tem a importância de atuar na melhoria da entrada dos dados: “ Principalmente ao ministrar treinamentos com plantões “tira dúvidas” para os técnicos e supervisores, além disso, é uma oportunidade de benchmarking entre as demais regionais do país. A equipe do Senar central entregou um treinamento de extrema qualidade técnica e agradeço a oportunidade de fazer parte dessa melhoria”, detalhou Rafael.

O encontro é uma ferramenta que reúne informações da propriedade e auxilia na gestão da assistência técnica e na geração de indicadores para a tomada de decisão dos produtores rurais atendidos pelo Senar em todos os estados e no Distrito Federal.

Andrei Homero Isernhagen, também analista de dados Técnicos do Senar-MT, disse que a utilização do sistema oficial de gerenciamento da ATeG beneficia a comunicação e a coordenação de projetos entre os setores internos, bem como os prestadores de serviço da ATeG: “Dessa forma facilitará o entendimento e a execução de processos, tornando-os mais ágeis e assertivos. Tanto que esse treinamento nos permitiu conhecer a fundo todas as funcionalidades do sistema, podendo a partir de agora melhorar a qualidade das nossas entregas e instruir corretamente os prestadores de serviço credenciados para fazer o melhor uso possível da ferramenta. Cerca de 70% dos problemas no sistema relatados pelos técnicos de campo estão relacionados com a má utilização da ferramenta. Após o treinamento esperamos melhorar este indicador”, ressaltou Andrei.

Durante três dias, os participantes foram capacitados sobre a importância da ferramenta e como transmitir esse conhecimento para demais usuários em todo o país. As informações incluem dicas de organização de treinamento de técnicos de campo, cadastro de propriedades rurais, agendamento de visitas às propriedades, cadastro de áreas, planejamento, inventário de recursos, despesas e receitas, entregas ao produtor, emissão de relatórios e análise de dados.

O Senar tem hoje 273.639 propriedades rurais cadastradas no Sistema Sisateg, sendo 135 mil em atendimento. São 31 cadeias produtivas atendidas em 4.083 municípios brasileiros.

O treinamento contou com a participação de representantes do Amapá, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Selo

Com Assessoria da CNA