Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT em parceria com Sindicatos Rurais oferta qualificação para mecânicos
Qualifica C3 A7 C3 A3o de mecanico

22 de maio 2019

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

De acordo com Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de máquinas agrícolas e rodoviárias cresceu 12,7%, em 2018, se comparado ao ano de 2017. Isso equivale a mais de 47 mil unidades comercializadas em todo o Brasil. Ainda de acordo com dados da Associação, somando o número de colheitadeiras e de tratores de roda vendidos nos três primeiros meses de 2019, em Mato Grosso, já são mais de 700 máquinas comercializadas. Esses equipamentos chegam ao mercado sempre com novidades. Com isso, a mão de obra para operá-los precisa de atualização constante.

Para atender essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece dezenas de treinamentos de 40 horas e a qualificação de mecânico de tratores com carga horária de 120 horas. Este curso tem o objetivo qualificar o participante para fazer os procedimentos técnicos adequados para a manutenção e conserto de tratores agrícolas. O curso é composto por cinco módulos.

Alex Érico dos Santos, de 37 anos, mecânico faz cerca de 20 anos, elogia a qualidade do curso e destaca que o profissional que não ficar de olho na atualização pode acabar fora do mercado. Ele é um dos participantes da Qualificação de Mecânico de Tratores, ofertada pelo Senar-MT, no Centro de Treinamentos de Campo Novo do Parecis, nas últimas duas semanas. "Tinha uma noção da parte externa de um motor de trator. Neste curso estou aprendendo tudo sobre a parte interna. Para mim é muito importante porque já me sinto seguro para abrir um motor e consertá-lo".

Para Santos, os profissionais que não investem em cursos de atualização podem acabar desempregados. "Todos os dias chegam novos equipamentos no mercado. Nós temos que evoluir junto com as máquinas que a cada dia se tornam mais modernas".

Com uma história um pouco diferente, Paulo Costa da Silva, de 35 anos, está em Campo Novo do Parecis faz três meses. Ele veio do Maranhão em busca de emprego e de uma renda melhor para sua família. "Já fiz quatro treinamentos e ainda pretendo fazer vários outros. O Senar-MT foi a forma que encontrei de me capacitar sem ter que investir um dinheiro que, neste momento, eu não tenho e ingressar em um novo setor que é o agronegócio. Estou otimista".

O Senar-MT oferece mais de 250 treinamentos para capacitar a mão de obra para atuar nas 15 principais cadeias do agronegócio. Os interessados em fazer os treinamentos devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar a lista de cursos previstos e se há vagas. Confira neste link o contato de todos os sindicatos rurais de Mato Grosso - http://sistemafamato.org.br/po...

Matérias Relacionadas