Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT desenvolve plataforma EAD para demandas específicas do estado

Ela possui duas modalidades de cursos e já está disponível ao público

23 de fevereiro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Post Image

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) desenvolveu e disponibilizou uma plataforma de ensino à distância, específica para as demandas dos trabalhadores e produtores rurais do estado. Ela já está disponível ao público e pode ser acessada pelo link https://ead.senarmt.org.br/ .

De acordo com o superintendente da instituição, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, a ferramenta desenvolvida pela Equipe de Produtos Educacionais (Eped) do Senar-MT e impulsionada pelas necessidades impostas pela pandemia “É uma oportunidade de agregar conhecimento sobre o setor agropecuário, aprendendo da sua casa e no tempo que você tem disponível. ”

Imagem

Superintendente do Senar-MT no estúdio montado para a gravação das videoaulas

Há duas modalidades de capacitação: cursos livres e cursos híbridos. Os cursos livres não são uma formação. Também conhecidos como MOOCs (Massive Online Open Courses), eles possuem carga horária máxima de 16 horas, não são intermediados por instrutores e podem ser realizados por qualquer pessoa que queira agregar novos conhecimentos. Eles não têm restrição de prazo para conclusão, mas ao finalizar todas as etapas haverá a emissão de um certificado.

Até o momento há oito cursos livres disponíveis na plataforma e até o fim de março, a estimativa é que esse número chegue a 20. Para acessar, basta entrar no site https://ead.senarmt.org.br/ , fazer o cadastro e se inscrever no curso desejado.

Além dele, a plataforma também oferta cursos híbridos. Eles mesclam estudo online e presencial, com o objetivo de qualificação ou aperfeiçoamento profissional. Nele, há formação de turmas, instrutores e as inscrições são feitas via Sindicato Rural. Em média, o conteúdo à distância corresponde de 60 a 90% da carga horária e posteriormente há o agendamento da parte prática com a turma, pelo Sindicato Rural do município.

De acordo com a analista da Eped do Senar-MT, Ricardo Caporossi, essa é uma opção para quem não pode acompanhar os treinamentos totalmente presenciais. “Há sete opções de cursos híbridos que já podem ser solicitados diretamente aos sindicatos. É uma forma de facilitar o conhecimento para aqueles que não podem fazer a capacitação 100% presencial. Esses cursos já estão disponíveis e vão entrar no próximo Plano Anual de Trabalho (PAT) para que a comunidade e parceiros façam a solicitação. ”

Desenvolvimento – A plataforma já vinha sendo desenvolvida há certo tempo e passava por testes para avaliar o desempenho da ferramenta nas mais diversas modalidades de treinamento. Com a pandemia, surgiu a necessidade de proporcionar aos estudantes a vivência dos cursos, que devido às restrições da covid-19 não podia ser realizada presencialmente.

Em 2020, alunos da rede E-Tec de Campo Novo do Parecis e Sorriso assistiram aulas práticas ao vivo pela plataforma, na impossibilidade de se encontrarem presencialmente. Desde então já foram realizados cursos com outras parcerias. Dentre elas estão a emissão de GTA com o Indea, emissão de nota fiscal avulsa com a Sefaz, formação de leiloeiros rurais com a Famato, Precision IQ com a Trimble, entre outros.

Matérias Relacionadas