Mato Grosso do Sul
Notícias
Produtor atendido pelo Senar/MS investe na horticultura e quer incentivar outros agricultores
29 de setembro 2023Com fim do vazio sanitário, produtores rurais já podem iniciar plantio da soja
15 de setembro 2023Noite de alegria em posse de diretoria para o Sindicato Rural de Bataguassu no triênio 2023-2026
15 de setembro 2023Senar/MS realiza 1ª turma do curso de Inseminação Artificial no formato híbrido

Capacitação de qualidade, gratuita e com certificado já está disponível no portfólio
Por: Ellen Albuquerque e Vitor Ilis
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Primeiro a experiência no ambiente virtual, depois a prática no campo. Este é o novo formato do curso de Inseminação Artificial, a primeira capacitação híbrida do portfólio de Formação Profissional Rural (FPR), realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.
“O Senar/MS conseguiu inovar ofertando esses cursos híbridos, por serem uma ótima alternativa para os trabalhadores, produtores e seus familiares, que dispõe de pouco tempo para buscar qualificação. Além de acessar toda a teoria do curso escolhido, com maior flexibilidade de horário, escolha do local de estudos e ritmo, eles realizam a parte prática do curso no formato presencial, onde serão treinados por profissionais especialistas na área”, explica a gerente educacional, Luciana Baumhardt.
Antes de iniciar a etapa prática, o instrutor, Robson Ribeiro, reforça o que já foi ensinado na aula on-line. Em seguida, os participantes recebem os itens de proteção para manuseio e reconhecem os instrumentos que serão utilizados na correta aplicação no animal.
“Na plataforma digital tudo foi pensado para ser completo e simples. Os módulos e temas receberam esquemas bem didáticos e interativos. Este formato atende integralmente o produtor ou trabalhador rural que muitas vezes não consegue pausar a rotina dentro da propriedade para participar de uma capacitação”, explica a analista do Senar/MS, Janaina Gheller.
Ana Cláudia Silva dos Santos é técnica em agropecuária, formada pelo Senar/MS e agora, faz parte da primeira turma do curso híbrido. “Escolhi fazer o curso pois quero agregar ao meu currículo, sei que o mercado exige esse diferencial. No ambiente virtual recebi todas as informações necessárias para este momento de inseminação, chegamos aqui mais preparados para a realização do procedimento”.
Ao terminar as atividades com carga horária de 24 horas/aula na plataforma, o participante receberá Certificado de Participação – Conteúdo EaD. E após a finalização da parte presencial de 16 horas/aula, caso obtenha aprovação, receberá Certificação de Aprovação no curso escolhido.
Para a nova metodologia de ensino da instituição, serão disponibilizados, no anoq eu vem, novos cursos na área de segurança do trabalho, tais como: NR 31.5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural; NR 31.7 – Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas, Aditivos, Adjuvantes e Similares; NR 31.12 – Segurança e Saúde na Operação de Máquinas e Implementos Agrícolas.
Interessados em saber mais sobre este e outros cursos podem acessar o site senarms.org.br e obter informações da agenda de capacitações por município.