ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

Senar/MS ensina estratégias de prevenção e combate aos incêndios no campo
Combate a Incendios Redes Sociais

Curso gratuito já capacitou 700 pessoas em 87 cursos realizados entre 2021 e 2022

20 de julho 2022
Por CNA

O mês de agosto em Mato Grosso do Sul é conhecido por ser um período com picos de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes. Essas condições são favoráveis para a propagação do fogo nas áreas rurais e urbanas. O Senar/MS oferece curso gratuito que ensina as estratégias para prevenir e combater incêndios em áreas rurais. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (20).

A capacitação apresenta as técnicas corretas para a prevenir e combater o foco no campo e na cidade, como por exemplo abafamento, isolamento e resfriação. O curso traz ainda informações sobre a legislação, procedimentos de primeiros socorros, equipamentos de proteção necessários, entre outros temas transversais, distribuídos em uma carga horária de 16 horas.

De acordo com um levantamento feito pela Unidade Educacional do Senar/MS, de janeiro de 2021 a junho deste ano, foram capacitadas 700 pessoas em 87 cursos realizados em todo estado.

As próximas agendas desta capacitação serão em dias 21 e 22 de julho, em Três Lagoas; dias 1º e 02 de agosto, em Iguatemi; dias 02 e 03, em Dois Irmãos do Buriti e dias 03 e 04, em Japorã. As inscrições podem ser feitas nas unidades sindicais de cada município.

“Os principais causadores do fogo são pontas de cigarro lançadas às margens das estradas ou em terrenos baldios, o rompimento de cabos de energia e a manutenção de máquinas.”, destaca o instrutor do Senar Mato Grosso do Sul, Ramiro Juliano da Silva.

Quer saber mais sobre as ações de proteção às florestas? Leia a matéria de #MercadoAgropecuário publicada na segunda-feira (18).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuq