Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Senar/MS: ecossistema digital na pecuária 4.0 e inteligência artificial são temas de Encontro de Jovens da Agropecuária
Banner mat C3 A9ria site senar

17 de janeiro 2020

Tratores autônomos, produção otimizada, previsão do tempo cada vez mais precisa: a inovação nunca esteve tão presente no campo. Especialistas afirmam que ferramentas tecnológicas são indispensáveis para produzir mais e com qualidade. Este é o foco do 1º Encontro Jovens da Agropecuária do ano, a ser realizado pelo Senar/MS no dia 22 de janeiro, às 14h, durante a programação da Showtec, em Maracaju.

“A transformação digital é acima de tudo uma mudança cultural”, explica o analista de tecnologia da informação da Embrapa Gado de Corte, Camilo Carromeu, que vai palestrar sobre o ecossistema digital para a Pecuária 4.0. “As tecnologias digitais habilitadoras são utilizadas para criar novos negócios ou reinventar negócios existentes, além de otimizar a redução de custos de transação dos negócios e serviços, a exemplo de aplicativos de mobilidade, onde o próprio sistema, a partir da inteligência coletiva, avalia os melhores profissionais para atender a demanda”, comenta.

A programação traz também o especialista em inteligência artificial, Roberto Celestino, que levanta o questionamento sobre a tecnologia ser uma ameaça ou oportunidade para o agronegócio. “É uma realidade a capacidade de um computador imitar as habilidades humanas, entre elas pensar, ouvir, agir, falar. Na prática utilizaremos essa inteligência para três grandes objetivos: prever algo, automatizar os processos e otimizar situações para identificarmos a melhor forma de fazer determinada coisa”, detalha Celestino.

O debate será mediado pela coordenadora da Comunidade Estadual AgroUp/Senar, Ana Lina Farias, que adianta os próximos passos da iniciativa no estado. “Queremos contribuir com a transformação tecnológica no campo, aproximando os produtores com soluções eficientes e eficazes que melhorem suas produções e que sejam sustentáveis ao longo prazo. É por isso que estaremos presentes neste evento, que é referência para quem quer se conectar com as mais diversas inovações do mercado”, descreve.

Serviço

1º Encontro de Jovens da Agropecuária – Showtec 2020

Data: 22 de janeiro

Horário: 14h

Local: no Auditório da Fundação MS, em Maracaju.

Inscrições gratuitas: senarms.org.br