Logo CNA

Minas Gerais

SENAR MINAS lança programa sobre primeiros socorros em ambiente escolar

Evento piloto do Programa SOS Primeiros Socorros nas Escolas foi realizado para professores, em Lima Duarte

21 de novembro 2018

Por: SENAR MINAS

O SENAR MINAS , em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte, promoveu o evento piloto do Programa Especial SOS Primeiros Socorros nas Escolas, na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque.

Com intenção de repassar informações sobre primeiros socorros no ambiente escolar, o curso, que tem oito horas, reuniu 15 participantes, entre professores, vice-diretores e colaboradores de escolas estaduais e municipais.

Piloto do SOS Primeiros Socorros nas Escolas - SENAR MINAS - novembro 2018

“Trabalhamos algumas situações que são consideradas mais comuns, que demandam primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar em ambiente escolar. Entre elas, desmaio, convulsão e engasgo. O objetivo é treinar professores e funcionários das escolas para que possam prestar socorro adequado, sem agravar as lesões, até a chegada do socorro definitivo, no caso, o Samu”, explica o instrutor Eduardo Teixeira Gomes. Segundo ele, a ideia é que os participantes atuem, posteriormente, como disseminadores, multiplicando o conhecimento entre os alunos.

O diretor da escola, Paulo Afonso Vieira, destaca a importância da iniciativa. “Conseguimos atender aos professores em um curso fundamental para nós. Durante todo o dia, os relatos mostraram quantos atendimentos já foram feitos de forma incorreta, sob o risco de piorar a situação. O evento foi tão produtivo que já estamos pleiteando outro curso para o próximo ano. A experiência com o SENAR MINAS e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte é maravilhosa e, nesse caso, vem somar à necessidade constante de qualificação dos educadores. Espero que todas as escolas de Minas tenham oportunidade de receber o curso.”

Piloto do SOS Primeiros Socorros nas Escolas - SENAR MINAS - novembro 2018

Do berçário ao ensino médio

Participante do projeto piloto, o professor de História que trabalha com Educação Especial na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque e na Escola Municipal Alzira de Paula Delgado, Marcelo de Paula, confirma a importância do curso. “Mesmo tendo algum conhecimento na área, já que sou formado em segurança do trabalho, o evento trouxe orientações importantes para a categoria que atua desde o berçário até o ensino médio. Isso porque é muito comum vivenciarmos casos como crises compulsivas e engasgos, seja com alimentos ou objetos.”

A professora de matemática e vice-diretora da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, Daniely Cristina de Almeida Borges, elogiou a didática do instrutor. “A forma como o Eduardo conduziu o curso foi um diferencial. Aprendemos, inclusive, com a didática dele. Sobre o tema, considero extremamente válido porque o conhecimento adquirido nos trará segurança para colocar as ações em prática.”

O evento contou com a presença do coordenador de Promoção Social do SENAR MINAS , José Belas Gonçalves; do gerente regional do SENAR em Juiz de Fora, Márcio Luiz Silva; da instrutora Mirelle Gonçalves de Melo, que auxiliou o instrutor; e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte, Olivier de Paula Campos. A mobilização do evento foi feita por Lília Silva Morais Ramos.